TEM MUDANÇA
Saiba como será o novo formato da Copa do Nordeste em 2026
Competição terá nova fórmula e mais participantes na fase de grupos

Por João Grassi

A Copa do Nordeste terá um novo formato na temporada 2026. As principais diferenças serão a quantidade de participantes na fase de grupos, que aumenta de 16 equipes para 20, e o fim das preliminares. As informações são do portal Diário do Nordeste.
A primeira fase do Nordestão de 2026 será realizada com quatro grupos de cinco times, sendo que os enfrentamentos não serão mais internos. Agora, haverá duas disputas paralelas de um grupo contra o outro e, ao final de cinco jogos, líder e segundo colocado de cada um avançam para o mata-mata.
As fases eliminatórias, inclusive, voltarão a ser disputadas inteiramente em jogos de ida e volta, das quartas até a final. No total, os finalistas farão 11 partidas na competição, mesmo número de Bahia e Confiança, que decidiram o título em 2025.
Leia Também:
Método de classificação
Outra mudança da nova fórmula é que todas as vagas serão geradas pelos campeonatos estaduais. Apenas campeões e vices garantem vaga, com exceção da Bahia e do Ceará, que também mandam os terceiros colocados. Essas duas federações são as melhores ranqueadas na CBF. Com isso, Bahia, Vitória e Jacuipense representam o estado na próxima Copa do Nordeste.
Ainda segundo a reportagem, Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), juntamente com outros dirigentes de federações nordestinas, vão apresentar o formato, na tarde desta quinta-feira, 18, para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes