Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

INCLUSÃO

Salvador sedia evento sobre TEA com Apaes do Nordeste

Encontro será entre os dias 27 e 29 de janeiro, na sede da Apae

Redação

Por Redação

24/01/2025 - 11:41 h
Salvador recebe evento para promover programa TEAtivo
Salvador recebe evento para promover programa TEAtivo -

Salvador recebe, entre os dias 27 e 29 de janeiro, o 1º Encontro de Capacitação dos Coordenadores e Professores que atuam em práticas esportivas com crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) nas modalidades de atletismo, capoeira, futebol e natação. O programa TEAtivo é fruto da parceria entre a Apae Brasil e o Ministério do Esporte (MEsp).

O evento será na sede da Apae, localizada no bairro da Pituba, e contará com a presença do presidente da Associação no Brasil, prof. Jarbas Feldner de Barros; do secretário nacional de Paradesporto, Fabio Araujo; de lideranças do movimento apaeano e autoridades locais e nacionais; e dos participantes das Apaes da Região Nordeste que realizam o projeto: Salvador (BA), Imperatriz (MA), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN) e Aracaju (SE).

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia mais:
>>Multicampeão, Felipe Melo anuncia aposentadoria do futebol
>>Vitória tem gosto amargo em último confronto, sem o Bahia, na Fonte
>>Bahia pode chegar a clássico contra o Vitória repleto de desfalques

A capacitação tem por propósito aprimorar a formação dos coordenadores e professores de educação física, fazendo com que as suas ações promovam um impacto positivo no desenvolvimento dos beneficiários do TEAtivo. Esse treinamento busca, ainda, sensibilizar professores e estagiários acerca da importância das técnicas e atividades físicas específicas para pessoas com autismo, fortalecer ações em prol de políticas paradesportivas, sobretudo para o público-alvo.

O presidente da associação em Salvador, Derval Evangelista, celebra a realização do evento e destaca a importância do projeto no desenvolvimento intelectual e motor de pessoas com TEA.

“As práticas esportivas e lúdicas do Projeto TEAtivo são planejadas para promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes com TEA, focando nos aspectos psicomotores, socioemocionais e cognitivos que estimulam a socialização, a afetividade, a autonomia e a regulação de seus corpos. Além disso, as atividades visam fortalecer laços afetivos e promover a comunicação e a interação social desses beneficiários com a comunidade”, reforça.

Sobre o TEAtivo

O TEAtivo é um programa de política pública criado pela Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR), do Ministério do Esporte (MEsp), executado pela Apae Brasil, por meio da Faculdade Apae Brasil – Dr. Eduardo Barbosa, voltado para o atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

O projeto tem a finalidade de democratizar o acesso a práticas esportivas, de atividade física e de lazer e ao convívio social, como instrumento de desenvolvimento global e inclusão social, contribuindo, assim, para a efetivação dos direitos e da construção da cidadania das pessoas com autismo.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência com dois anos ou mais, representando 8,9% da população nessa faixa etária. Porém, o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aponta que 75,38% dos municípios brasileiros não oferecem nenhum programa voltado à atividade esportiva para as pessoas com deficiência.

Entre os objetivos específicos do TEAtivo estão: conscientizar agentes públicos sobre a importância de promover a atividade física e a prática desportiva para todos, incluindo as pessoas com deficiência, nesse caso, aprimorando as técnicas de atendimento a pessoas com TEA; capacitar os profissionais envolvidos, buscando, dessa forma, a qualidade do desenvolvimento da metodologia a ser implementada no programa; e motivar a promoção de ações multissetoriais da sociedade brasileira, para que sejam incentivados a integrar a política paradesportiva nacional, principalmente aquelas voltadas às pessoas com TEA.

Atualmente, o programa TEAtivo está em andamento na Região Nordeste, mas, posteriormente, será implementado nas demais regiões do país, no intuito de proporcionar o desenvolvimento integral, a obtenção de uma vida com qualidade, a autonomia, a independência e o protagonismo das pessoas com TEA.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

espectro autista Futebol Inclusão Ministerio do Esporte Nordeste Salvador TEA

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Salvador recebe evento para promover programa TEAtivo
Play

Baiano brilha em documentário sobre seleção de futebol de cegos

Salvador recebe evento para promover programa TEAtivo
Play

Chuva forte castiga gramado da Fonte Nova antes de jogo do Bahia

Salvador recebe evento para promover programa TEAtivo
Play

Ex-Bahia vive temporada mágica e vira sensação em Israel

Salvador recebe evento para promover programa TEAtivo
Play

Destaque da Série A enaltece Barradão: "Cantam do começo ao fim"

x