Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
09/02/2023 às 12:21 • Atualizada em 09/02/2023 às 13:03 | Autor: Da Redação

NATAÇÃO

Salvador sediará circuito de águas abertas para nadadores amadores

O evento está programado para ocorrer entre os dias 1º e 2 de abril

A etapa de Salvador também servirá como classificatória para o campeonato mundial, que este ano ocorre na Tailândia
A etapa de Salvador também servirá como classificatória para o campeonato mundial, que este ano ocorre na Tailândia -

Durante encontro que contou com as presenças do secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Junior Magalhães, e representantes da empresa organizadora, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) divulgou e detalhou a realização do Oceanman Brazil, circuito global de águas abertas para nadadores amadores. O evento terá o apoio da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e acontece entre os dias 1º e 2 de abril, com saídas a partir do Porto da Barra.

O prefeito lembrou, durante discurso, que o Oceanman vai coincidir com a semana do aniversário de Salvador.

"Desenvolvemos uma estratégia para captação de eventos e novos produtos que possam ajudar a cidade, inclusive no segmento do esporte, que é uma ferramenta de inclusão que possibilita aos jovens uma profissão para o futuro. Um evento como esse projeta a cidade no Brasil e no mundo, gerando renda e aquecendo toda a economia local. A Salvador que estamos construindo reuniu condições de receber o Oceanman".

A etapa Oceanman na capital baiana contemplará atletas amadores em diversas categorias, no trecho de mar que compreende do Porto da Barra até o Forte São Marcelo. “Estamos iniciando o ciclo de competições aquáticas deste ano. Este evento, que já aconteceu em 30 destinos internacionais, mostra que os esforços na implementação da política municipal de esporte são realizados da forma correta, através do investimento em estruturas, como é o caso da Arena Aquática Salvador, e na preparação de atletas de alto rendimento, consolidando assim a cidade com uma referência para sediar torneios e competições”, informou o titular da Sempre, Júnior Magalhães.

Bruno Reis destacou ainda a importância da Arena Aquática no estímulo ao esporte na capital baiana. "É importante para a natação em geral e, consequentemente, para a formação de novos atletas. Uma competição como essa inspira a garotada que treina aqui na Arena, nos clubes e nas praias, servindo como referência, além de estimular que muita gente que vive do esporte a se projetar no Brasil e no mundo".

Funcionamento

A etapa de Salvador também servirá como classificatória para o campeonato mundial, que este ano ocorre na Tailândia. Os dez primeiros colocados de cada categoria estarão automaticamente classificados para o Mundial. O evento é dividido em duas baterias. O primeiro dia será para as categorias Ocean Kids, quando participam crianças de 7 a 11 anos, nadando distâncias de 300 metros a 600 metros; e a categoria "Sprints", com 2 km de prova, e o revezamento de 3x609, onde cada um dos três atletas nada 600 km.

No dia 2 de abril, segundo dia de provas, acontecem as competições principais. Primeiro o Half Oceanman, que são 5 km saindo do Porto da Barra até o MAM, retornando ao Porto. Em seguida, acontece a prova de 10 km, saindo do Porto da Barra, dá a volta no Forte São Marcelo e retorna ao local de partida. "O Oceanman tem o intuito de levar o atleta amador a nadar distâncias ainda não realizadas por eles, sempre pensando no compromisso com a assistência social", destacou Cansanção.

Até o momento, a etapa Salvador já conta com 200 inscritos de 12 países (Ucrânia, Equador, Panamá, Lituânia, Reino Unido, EUA, Espanha, Itália, dentre outros. A precisão dos organizadores é chegar a 500 inscritos. Todos os nadadores participarão do evento utilizando bóias de segurança e chips para cronometragem.

Os alunos da Arena Aquática participarão do Oceanman custeados pela Prefeitura. A aposentada Anita Santana, de 61 anos, pratica natação no equipamento municipal e já tem experiência no Oceanman, tendo participado da competição em Dubai e no Egito. "É uma competição bastante organizada e só tem a agregar ao verão de Salvador, com um campeonato divertido e, o melhor de tudo, na minha terra. É um evento grandioso e muito bem organizado".

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
A etapa de Salvador também servirá como classificatória para o campeonato mundial, que este ano ocorre na Tailândia
Play

Entrevista que Maguila defendeu gays viraliza na web: "Nada contra"

A etapa de Salvador também servirá como classificatória para o campeonato mundial, que este ano ocorre na Tailândia
Play

Popó ostenta carro 'indestrutível' avaliado em R$2 milhões; veja vídeo

A etapa de Salvador também servirá como classificatória para o campeonato mundial, que este ano ocorre na Tailândia
Play

Ônibus com torcedores do Athletico é emboscado por santistas

A etapa de Salvador também servirá como classificatória para o campeonato mundial, que este ano ocorre na Tailândia
Play

Torcedor do Fluminense agride grávida após discussão; veja o vídeo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA