CHEGOU EM SEXTO
"Se fosse inglês, estaria nas capas": Bortoleto é eleito piloto do dia
O brasileiro chegou em sexto, conquistou a melhor colocação da carreira, foi eleito piloto do dia e recebeu elogios de Alonso no GP da Hungria
Por Marina Branco

Melhor colocação da carreira até aqui, oito pontos conquistados, uma posição a mais em relação à largada e prêmio de melhor piloto do Grand Prix - a passagem pela Hungria foi um sonho para Gabriel Bortoleto, o brasileiro na Fórmula 1.
Pela primeira vez na carreira, Bortoleto ficou no P6, largando em sétimo lugar pela quali e conquistando uma posição ao longo da corrida deste domingo, 3. O Brasil e a Kick Sauber, equipe do jovem, ficaram em festa, principalmente com a votação do público elegendo justo Bortoleto como melhor piloto do dia.
Leia Também:
O evento principal, vencido por Lando Norris, seguido de Oscar Piastri e George Russel, rendeu mais oito pontos ao brasileiro, que agora soma 14 e ocupa a 17ª posição na tabela. A conquista foi feita no risco - parando apenas uma vez no pit stop, Bortoleto conseguiu passar Yuki Tsunoda e Oliver Bearman na tabela, ainda que corra em um carro conhecido por ser mais lento.
Na corrida, Gabriel passou por Lance Stroll, assim como Verstappen, que ficou muito próximo ao brasileiro por um bom tempo, chegando a ficar a menos de um segundo de distância. Com problemas nos pneus, Max foi para os boxes buscar pneus duros, enquanto Russell deixava Bortoleto passar ao ir para o pit stop e ultrapassava o brasileiro logo na volta.
Bortoleto só parou na 41ª volta da corrida, algumas depois da metade do evento. Faltando dez voltas para o final, Gabi disputava a quinta posição com Fernando Alonso, terminando em sexto atrás do espanhol e de Charles Leclerc.
Orgulho do mestre
Saindo do carro, infinitos elogios. Fernando Alonso, quinto lugar e grande mentor de Bortoleto, elogiou muito o desempenho do brasileiro. Bicampeão da Fórmula 1, Alonso definiu Bortoleto como o melhor piloto da geração, colocando a culpa do pouco prestígio na falta de atenção à nacionalidade do jovem.
"Acelera sempre, não comete erros e está sempre te pressionando. Ele é o melhor novato dessa geração, demonstrou no ano passado com carros iguais. Se fosse inglês ou algo assim e chegasse em sexto com uma Sauber, seria a capa de todos os jornais amanhã. É uma coisa excepcional o que ele faz, eu espero que as pessoas o vejam", afirmou ao DAZN.
Alonso sempre acreditou em Bortoleto. Administrando a carreira do brasileiro desde 2022, antes até que Gabriel estivesse na Fórmula 3, o espanhol usou sua agência de jovens talentos para levá-lo à Fórmula 1, apoiando a entrada de Gabi na academia de pilotos da McLaren e, neste ano, na própria elite do automobilismo.
Sauber pós-Bortoleto
Conhecida por ter carros piores do que muitos no grid, a equipe de Bortoleto terminou em último no ano passado, contratando o campeão da Fórmula 2 para a temporada de 2025. Agora, Gabriel quebra o jejum de oito anos sem um brasileiro no P6, desde Felipe Massa em Bahrein em 2017.
A Sauber, é claro, colhe os frutos - sétima equipe mais bem pontuada entre as dez, acumula 51 pontos, contrastando com apenas quatro conquistados ao longo de toda a temporada de 2024 sem Bortoleto.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes