RANCH SORTING
A pista é delas! Mulheres e crianças brilham no Ranch Sorting
As vencedoras da modalidade equestre foram

Por Carla Melo
Crianças a partir de 7 anos, filhas acompanhadas das mães emocionadas e mulheres arretadas na competição equestre marcaram o primeiro Ranch Sorting para crianças e mulheres, neste domingo, 7, na Fenagro 2025.
Realizada pela Associação Baiana de Cavalos Quarto de Milha (ABCQM), a competição acontece de forma solidária, com doações destinadas ao Martagão Gesteira. Seis crianças e 14 mulheres disputam pela classificação no esporte equestre.
“Para mim é uma conquista. Hoje tem um domingo especial aqui para as crianças, para as mulheres e trazer em especial os para-atletas, que é superação. Estamos com a casa lotada. É uma mistura de satisfação e agradecimento que a gente tem principalmente. Esse ano trouxemos também as cartinhas de Natal do Martagão Gesteira para ajudar as crianças que passam o Natal num leito de hospital”, declara Georgia Ortega.
Leia Também:
Competem da categoria infantil Lara Portugal, Duda Ventin, Giovana Ortega, Janaína, Luma e Peu. Crianças de 7 a adolescentes de 13 anos disputam pelo título de vencedor 2025, como Giovana Taques Pombo, filha de Georgia Ortega, presidente da ABCQM.
Vencedora da categoria aberta na Fenagro 2024, a adolescente vai competir nas duas categorias, infantil e feminina, e está ansiosa para levar a premiação.
“Estou muito feliz. Eu gosto muito de estar na Fenagro competindo com os meus amigos, a minha mãe, e isso é muito legal. Eu sempre fico um pouco nervosa porque competimos diante de muita gente, mas eu sei que no final tudo dá certo”, disse ela.
A mãe, Georgia Ortega, fica orgulhosa de ver a filha entrar na pista. Ambas estão dividindo a pista da Arena Venturolli, em meio a outras 12 mulheres. “Ano passado ela venceu na categoria aberta junto com o que era na época bicampeão baiano de Ranch Sorting. Ela hoje está na infantil e feminina, e começar é sempre importante, nem sempre a gente vai ganhar, mas é ato de superação”, disse ela.
Na categoria feminina, competem Valesca, Georgia, Carol, Tâmara, Juliana Midlej, Dani Brito, Camila, Ivy, Luma, Lara, Gigi, Jana, Duda e Liliane, de 36 anos. Ela é médica veterinária, e é a segunda vez que ela compete no Ranch Sorting. A adrenalina do esporte, para ela, é o que faz tudo valer a pena.
“É muito prazeroso, assim. Quando você entra na pista, tudo zera e você só lembra que você tem que passar a boiada na sequência e fazer o seu melhor. A gente treina toda semana e vai para as competições fora, e hoje a nossa expectativa é levar o troféu, mas essa torcida cheia de mulheres é o que faz valer a pena. Isso já é um incentivo muito grande para todas as outras que têm vontade de conhecer nosso esporte”, explica Liliane.

Quem são os vencedores
Modalidade infantil:
1º lugar: Peu e Lara, com tempo de 45,869s
2º lugar: Gigi e Lara, com tempo de 46,405s
3º lugar: Luma e Gigi, com 53,647s
Modalidade feminina:
1º lugar: Valesca e Lidiane, com tempo de 38,758
2º lugar: Duda e Lara, com tempo de 38,901
3º lugar: Valesca e Lara, com tempo de 43,256
Fenagro 2025
A Fenagro 2025 é apresentada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), com a realização do Grupo A TARDE e produção da On Line Entretenimento.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



