FENAGRO
Além dos negócios: o roteiro educativo da Fenagro 2025
Ações educativas proporcionaram informações e espalharam novidades durante a feira

Por Miriam Hermes

Na Fenagro, feira agropecuária que levou mais uma vez as riquezas e belezas do campo para a cidade, as ações educativas proporcionaram informações e espalharam novidades. Ao ocupar diferentes pontos do Parque de Exposições de Salvador, atraíram pessoas de todas as idades e encantaram crianças e adolescentes.
No estande da Secretaria de Educação da Bahia (SEC), estudantes e professores de oito escolas-fábricas da rede estadual de ensino levaram parte da produção que desenvolveram durante o ano letivo. Eles disseminaram o conhecimento adquirido através das aulas teóricas e práticas e dividiram com os visitantes detalhes da produção, usando matéria-prima de suas regiões.
No mesmo Pavilhão, o Detran-BA levou uma atração educativa e interativa com a Pista Orientadora. A atividade simulou casos reais de trânsito e estimulou crianças, jovens e adultos a experimentarem, de forma lúdica, os desafios da mobilidade urbana.
Vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia, a Fundação Pedro Calmon (FPC) proporcionou momentos de encanto com contação de histórias para o público infantil. Também levou o projeto Leia e Leve, com o quiz literário que distribuiu cerca de 400 livros.
Ainda no Pavilhão do Governo, o Museu de Anatomia Veterinária Itinerante (Mavi) atraiu famílias inteiras com seus animais taxidermizados, esqueletos e outros conteúdos educativos. Coordenado pela Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia (SMVB), o museu aproximou o público da ciência veterinária.
Leia Também:
A Cozinha Show foi uma atração especial com a elaboração de pratos produzidos com ingredientes da agricultura familiar, que foram degustados pelo público visitante. Inovação desta edição da feira, a Cozinha Kids reuniu crianças que colaboraram na preparação de guloseimas, acompanhados por profissionais da área.
Uma experiência marcante os visitantes tiveram no estande da Sema e Inema, onde, através de recursos modernos de áudio e vídeo, tiveram a sensação de passear por dentro da mata atlântica, em momentos de curiosidade e aprendizado.
Já a feira Adote um Lovinho, para adoção de pets domésticos saudáveis, castrados e vacinados, foi comandada pela Dom Felino Cat Spa, cuja equipe recebeu as pessoas, orientando sobre as peculiaridades de cada animal e o acolhimento responsável.
Momento esperado por adultos, jovens e crianças, o passeio por entre as baias com os animais foi lugar obrigatório na Fenagro, principalmente pela beleza dos exemplares expostos.
Também as coreografias e desfiles do Grupo Bois Adestrados da Bahia chamaram a atenção de crianças e adultos. Muito mansos, os bois foram acarinhados por meninos e meninas, admirados com o tamanho dos animais.
Outra opção que deixou saudades foi o Cotton Cine, iniciativa da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) que levou o desenho animado A Turma do Agripino em: Procurando Belinha. Ao reunir diversão e conhecimento, o enredo explica os caminhos desta matéria-prima natural, desde a semente até o guarda-roupas.
O roteiro infanto-juvenil na feira contou com o espaço A TARDINHA, onde foram oferecidas oficinas educativas e brincadeiras sobre o universo rural. Já na Vila Pônei eles viveram a experiência de passeios montados em mini cavalos, em um ambiente lúdico e seguro.
Confira o Caderno Especial Fenagro
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



