FENAGRO
André Joazeiro dá detalhes sobre nova etapa programa Conecta Bahia
Líder da Secti antecipou que a Bahia terá 1500 pontos de internet gratuita que chegará até a zona rural
Por Redação
O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), André Joazeiro , detalhou, na manhã desta quarta-feira, 4, no programa Isso é Bahia, dá A TARDE FM, que está sendo transmitido da Casa A TARDE, na 33ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), a nova etapa do programa Conecta Bahia.
Leia também
>> Conecta Bahia promove inclusão e democratização do acesso à internet
“É principalmente programa da Secti de inclusão social. A gente trabalha com uma proposta de redução de desigualdades em localidade onde chega a estrutura, por que já está chegando em quase todo lugar, mas chega com um preço alto para a população de baixa renda que não tem condições de pagar aquele pacote de dados que pode variar de preço e ajuda na compra do feijão, do gás, e outras coisas. Se a pessoa não consegue acessar e alguém tem condição financeira, tem condição, então você está aumentando a desigualdade que já existe”, iniciou, acrescentando que o projeto vem com gratuidade de internet e não com infraestrutura.
O Projeto Conecta Bahia promove a popularização dos serviços públicos de provimento de Wi-Fi nas cidades do Estado, possibilitando conectar, fazer ligações, mandar mensagens e conectar os cidadão.
Ao todo, segundo o secretário, são 1500 pontos de internet licitados na Bahia que podem ser ativados para uso da população em locais públicos, como praças e prédios governamentais.
A nova etapa do projeto amplia a rede também para zona rural. O líder da pasta detalhou que agora será possível o agronegócio utilizar também os dados através da conexão por satélite.
“A gente tem uma tecnologia que é via satélite. Na primeira versão do programa, [...] a gente não conseguia chegar em zona rural ou onde o agronegócio precisa dessa infraestrutura, hoje estamos trabalhando com o pacote de internet via satélite também fazemos a rede, mas também via satélite. Então eu podemos chegar em qualquer lugar, a exemplo, das comunidades de zona rural que agora podem acessar internet”, afirmou.
O novo edital prevê um investimento que pode chegar a R$ 100 milhões ao longo dos próximos três anos, com recursos provenientes de emendas parlamentares, ministérios federais e empréstimos internacionais.
André foi recebido no Casa A TARDE, na Fenagro pelo presidente do Grupo A TARDE, João Mello Leitão, e o diretor da rádio A TARDE FM, Eduardo Dute.
Fenagro
Considerada a maior feira do setor do Norte e Nordeste, a Fenagro é de realização do Grupo A TARDE. A programação prevê, entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, a exibição de animais e produtos agropecuários, leilões e shows, além do espaço infantil Fenagrinho. A expectativa da organização é receber mais de 100 mil visitantes.
Confira:
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes