UNIÃO
Bahia articula megacooperação agrícola entre seis estados durante a Fenagro
Mais de 180 municípios serão impactados por cooperação agrícola

Por Jair Mendonça Jr

A 34ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro 2025), em Salvador, foi o local da formalização de dois Termos de Cooperação Técnica entre secretários de agricultura de seis estados. A assinatura ocorreu nesta terça-feira, 2, no Parque de Exposições de Salvador, com a presença de representantes dos estados participantes.
O encontro, organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), reuniu representantes estaduais para alinhar políticas e ações nas regiões MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e SEALBA (Sergipe, Alagoas e Bahia). Os acordos preveem o início de um plano de ações com foco na integração de políticas, potencialização de investimentos e consolidação das fronteiras agrícolas.
O primeiro termo formalizou a criação de um Plano Interestadual de Desenvolvimento para os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O plano visa o fortalecimento das cadeias produtivas e o incentivo à novas tecnologias. Também inclui ações de desenvolvimento socioprodutivo sustentável, alinhadas ao Plano ABC+, para estimular práticas de baixa emissão de carbono e recuperação de áreas degradadas.
A Bahia participa do MATOPIBA com 30 municípios no cerrado do oeste, que se destacam na produção de grãos e fibras, como soja, milho, algodão e feijão.
Leia Também:
Termo de cooperação SEALBA
O segundo termo foi firmado em seguida entre os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. O acordo estabelece ações conjuntas com foco em sanidade agropecuária, logística e práticas sustentáveis.
Esse termo abrange 28 municípios baianos no nordeste do estado, incluindo Rio Real e Inhambupe, produtores de laranja. O secretário da Seagri, Pablo Barrozo, falou sobre a articulação entre os estados.
"Essa cooperação é fruto de uma intensa articulação entre os estados para avançarmos de forma coordenada, fortalecendo nossas cadeias produtivas, com inovação e garantindo que o crescimento do MATOPIBA e do SEALBA gere oportunidades reais para as famílias que vivem e produzem nesses territórios”.
Já o secretário de estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) de Sergipe, Zeca Ramos da Silva, disse que a união SEALBA visa estabelecer as duas cadeias produtivas de maior impacto no emprego como prioridade da pauta: citricultura e a cadeia produtiva do leite:
O secretário ressaltou também que mais de 180 municípios dos três estados estão envolvidos. “O próximo passo da cooperação é construir uma manifestação ou minuta com ações para iniciar o trabalho conjunto, visando o fortalecimento da economia e da renda regional”, completou Zeca.
Fenagro 2025
A Fenagro 2025 é apresentada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), com a realização do Grupo A TARDE e produção da On Line Entretenimento.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



