FENAGRO
Carreta-escola do SENAR vira destaque na Fenagro e mostra força da educação rural
Humberto Miranda detalha como a educação impulsiona o agronegócio baiano

Por Bianca Carneiro

Durante participação na Fenagro 2025, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, destacou ao videocast na Casa A TARDE a importância da educação como pilar essencial para o desenvolvimento do país e ressaltou o trabalho contínuo da federação em ações formativas voltadas para o meio rural.
Segundo ele, o vínculo entre o setor agropecuário e a educação é fundamental para o futuro.
“A educação é o futuro do desenvolvimento da nação. Se a gente quer desenvolver um país, o alicerce principal é a educação. Se hoje a gente não investe na formação, na educação e na qualificação do nosso povo, a gente não vai ter realmente o país que a gente quer, que a gente sonha".
Humberto reforçou que a presença da temática educacional dentro da Fenagro reforça uma missão que já faz parte da rotina da FAEB e do SENAR, braço educacional da entidade.
“É muito bom a Fenagro também ter esse braço de intercâmbio do rural, do negócio, dos animais com o público da escola. Para a gente da federação, isso é uma rotina. O nosso trabalho da federação e do SENAR, nosso braço educacional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que está na mesma casa, debaixo do mesmo guarda-chuva, coloca a educação como prioridade".
Leia Também:
O presidente detalhou que o sistema conta com unidades espalhadas por toda a Bahia e projetos dedicados à formação de crianças e jovens.
“A gente tem centros espalhados pelo estado inteiro. Temos programa de jovens empreendedores, de jovens líderes. Temos um programa nas escolas do ensino fundamental de 76 municípios. São pouco mais de 100 mil crianças, crianças pequenininhas, onde a gente fala com elas de ética, cidadania, meio ambiente e sustentabilidade".

Inserida nesse contexto de formação, a participação da FAEB na Fenagro reforça o compromisso da instituição em aproximar educação e mundo do trabalho. Humberto explicou que um dos destaques da feira é a carreta-escola, estacionada próximo ao estúdio da Casa A TARDE.
“É um encontro do que nós estamos falando. Ali é uma carreta-escola. Nós temos ali dentro uma sala de aula, literalmente com cadeiras, televisão, quadro, onde se usa uma aula teórica. E, ao lado, dentro do próprio caminhão, temos um laboratório de processamento de alimentos".
A metodologia prioriza a prática como ferramenta de aprendizado. “A gente dá teoria ali às pessoas e, do lado, leva para praticar, que é o lema do SENAR: aprender a fazer, fazendo. Então, ali, a pessoa aprende a fazer pães, doces, sequilhos, geleias, biscoitos, queijos".
Fenagro 2025
A Fenagro 2025 é apresentada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), com a realização do Grupo A TARDE e produção da On Line Entretenimento.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



