DEBATES
Fenagro 2025: Setores do dendê e citrus pedem ações urgentes para salvar produção
Feira reúne produtores e governo para destravar gargalos do dendê e da laranja

Por Bianca Carneiro

As Câmaras Setoriais da Agricultura realizaram, nesta terça-feira, 2, o segundo dia de debates dentro da programação da Fenagro 2025, no Parque de Exposições de Salvador. As cadeias produtivas do dendê e do citrus discutiram a adoção de ações emergenciais para fortalecer os setores na Bahia. Entre as prioridades estão a capacitação profissional, a produção de mudas e o enfrentamento às pragas que afetam lavouras em diversas regiões do estado.
O secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Pablo Barrozo, acompanhou as reuniões e destacou a necessidade de medidas estratégicas para ampliar a competitividade dos segmentos, que geram milhares de empregos. “Esta é uma cadeia com um potencial enorme e precisamos, juntos, construir ações eficazes para o setor. A Seagri está à disposição para colaborar nesta iniciativa e contamos com a disposição de todos nesta missão”, afirmou.
Na cadeia do dendê, os membros da Câmara Setorial apontaram como prioridades a criação de uma biofábrica de mudas para recuperação da produção do fruto e a capacitação técnica dos profissionais da área. Durante o encontro, foi apresentado o projeto de Indicação Geográfica do azeite da Costa do Dendê, desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em parceria com representantes da cadeia produtiva.
O documento contempla oito eixos prioritários, incluindo a implantação de uma Escola Profissionalizante, um Museu Sensorial do Dendê, estudos sobre os efeitos do azeite na saúde das baianas de acarajé, além da criação de ecofábricas, novas unidades de beneficiamento e estímulo à diversificação de produtos derivados.
Para o presidente da Câmara Setorial do Dendê, Eraldo Santos, o encontro reforça o compromisso do setor em reverter o declínio registrado nos últimos anos. “As principais demandas dos pequenos agricultores são a realização de novos plantios e o apoio ao uso de novas tecnologias. Nossa perspectiva para 2026 é obter assistência técnica para o cultivo e concluir o projeto de Identificação Geográfica do azeite de dendê, que vai beneficiar milhares de famílias de cerca de 11 municípios produtores do Baixo Sul e Recôncavo”, disse.
Leia Também:
Fortalecimento da citricultura
Na reunião da Câmara Setorial da Citricultura, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Real, Gabriel Soares, foi eleito presidente do colegiado. O município, situado no Litoral Norte, é atualmente líder na produção de laranja na Bahia.
Entre os temas prioritários para 2026 estão o levantamento de dados atualizados sobre a cadeia do citrus, a regulamentação de consórcios, a adoção de defensivos adequados, a criação de um Grupo de Trabalho da Citricultura e soluções para pomares abandonados. Outras demandas citadas incluem o fortalecimento da citricultura no Recôncavo, a capacitação de agricultores e trabalhadores, e a melhoria da qualidade das mudas.
“Essa é uma cadeia que gera muitos empregos diretos e indiretos. Precisamos da união dos produtores, que são majoritariamente agricultores familiares, e do poder público para enfrentar desafios fitossanitários e evitar a chegada de pragas que já atingem outras regiões. É uma satisfação imensa assumir esta Câmara e trabalhar pelo fortalecimento do setor”, afirmou Soares.
Balanço das reuniões e próximos passos
O diretor de Desenvolvimento da Agricultura da Seagri e coordenador das Câmaras Setoriais, Assis Pinheiro Filho, avaliou positivamente a retomada das discussões. Ele destacou a produtividade das reuniões do Sisal, Cacau, Dendê e Citricultura, reforçando que esses espaços são fundamentais para integrar as cadeias produtivas e orientar decisões estratégicas.
Pinheiro lembrou que o convênio com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), responsável pela revitalização das demais Câmaras Setoriais, permitirá fortalecer outras 20 cadeias produtivas. O objetivo é qualificar, proteger e impulsionar a produção em diversas regiões da Bahia.
As reuniões das Câmaras Setoriais em 2026 acontecerão em fevereiro, maio, agosto e novamente durante a próxima edição da Fenagro.
Fenagro 2025
A Fenagro 2025 é apresentada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), com a realização do Grupo A TARDE e produção da On Line Entretenimento.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



