FENAGRO
Fenagro apresenta tecnologias baianas inovadoras com diversão e interatividade
Estande da SECTI conta com óculos de realidade aumentada e jogos para a criançada
Por Yan Inácio | Massa!
A 33ª edição da Fenagro, maior evento do agronegócio do Norte-Nordeste, continua neste sábado,30, e também tem opções para quem quer conhecer mais sobre as inovações e tecnologias desenvolvidas por pesquisadores baianos. Além de ajudar a popularizar a ciência, o estande organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) oferece games para a criançada.
Leia também
>> Fenagro atrai milhares de pessoas no primeiro dia e abre visitação à feira neste sábado, 30
Um dos projetos apresentados é a 3ª edição da revista Bahia Faz Ciência, uma publicação que reúne tecnologias criadas por estudantes da rede estadual juntamente com professores e universidades. “Temos também a trilha do Bahia Faz Ciência, apresentando, de maneira geral e lúdica, os biomas brasileiros”, explica Andréia Queiroz, que integra a equipe do SECTI presente no evento.
O que mais chama a atenção no estande é o óculos de realidade virtual, que traz conteúdos interativos, como uma viagem realista para o mundo dos dinossauros. “As crianças ficam fascinadas, você precisa ver, é muito importante”, diz Andréia. A iniciativa é coordenada por Dante Maia, médico, professor universitário e dono da empresa Tech VR, ele conta que o uso da tecnologia de realidade aumentada também tem usos no agronegócio.
“Pode ser usado para a captação de fazendas por drone, visualização com inteligência artificial, captação de números de animais das fazendas. A gente detecta o número de pés por drone, com inteligência artificial”, explica Dante.
O espaço “Games Made in Bahia” também promete entreter a criançada e até os mais velhos. Com computadores potentes e videogames de última geração, a área apresenta jogos eletrônicos criados por baianos. Um deles é o Mu, desenvolvido por Irlan Nascimento e Eduarda Bango, sócios do Bragi Studio.
Leia também
>> Fenagro 2024 exibe gado com preços entre R$ 15 mil e R$ 30 mil
“A ideia de Mu é porque tem toda essa lenda de que vacas são abduzidas por ETs e ninguém sabe para onde vai ou por quê. E a gente decidiu explorar esse universo e pensar o que acontece com as vacas depois delas serem abduzidas. A gente fez esse trocadilho com o nome dela, que é Mugido, e ela foi abduzida e agora está tentando encontrar um caminho pra voltar pra casa”, descreve.
Considerada a maior feira do setor do Norte e Nordeste, a Fenagro é de realização do Grupo A TARDE. A programação prevê, entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, a exibição de animais e produtos agropecuários, leilões e shows, além do espaço infantil Fenagrinho. A expectativa da organização é receber mais de 100 mil visitantes.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes