Busca interna do iBahia
HOME > FENAGRO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PETROBRAS NA FENAGRO

Retorno da Petrobras ao setor de fertilizantes é destaque na Fenagro

Retomada deve acontecer em fevereiro de 2026 com geração de novos empregos

Andrêzza Moura

Por Andrêzza Moura

02/12/2025 - 22:59 h | Atualizada em 02/12/2025 - 23:11
Estande da Petrobras na Fenagro
Estande da Petrobras na Fenagro -

Após quase três anos, a Petrobras prepara o retorno ao setor de fertilizantes, marcando uma mudança estratégica no cenário agrícola brasileiro. A retomada das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (FAFENs), em Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), na Bahia, e em Laranjeiras, Sergipe, prevista para fevereiro de 2026.

O reinício é também uma promessa para reduzir a dependência nacional de importações e criar cerca de 2,4 mil empregos diretos e indiretos, segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP). O anúncio, feito no domingo, 30 de novembro, foi um dos destaques da Feira Nacional Agropecuária (Fenagro), que acontece no Parque de Exposições de Salvador. O evento teve início no sábado, 29, e segue até o dia 7 de dezembro.

Tudo sobre Fenagro em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Desde que o Conselho de Administração da Petrobras ratificou o acordo com o grupo Unigel, a expectativa é que as FAFENs, fechadas desde junho de 2023, voltem a operar em plena capacidade.

De acordo com Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, a reabertura das plantas em Camaçari e Laranjeiras transformará o panorama da produção de fertilizantes no país, que hoje importa cerca de 90% dos insumos utilizados na agricultura.

“Desde a reabertura da Fábrica de Fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA), no Paraná, com investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão e readmissão dos trabalhadores que haviam sido dispensados, nós estamos aguardando a reabertura das FAFENs (de Camaçari, na Bahia, e de Laranjeiras, em Sergipe), com expectativa de abertura de novas vagas de trabalho nos dois estados”, comemora Bacelar.

A retomada industrial não só promete reduzir a dependência de importações de fertilizantes de 90% para 40%, mas também deve gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos considerando outras unidades, como a Fafen-MS e a ANSA-PR.

O investimento previsto na Bahia e em Sergipe é de cerca de R$ 400 milhões para cada fábrica, com potencial de dinamizar toda a cadeia de suprimentos, incluindo produtos químicos, combustíveis e serviços de manutenção e transporte.

Durante a Fenagro, a Petrobras montou um estande interativo, convidando visitantes a participar de um quiz sobre o cenário mundial de fertilizantes, com brindes para os participantes que acertassem as respostas. Bacelar ressaltou ainda que a reestruturação das FAFENs busca corrigir os erros do passado, incluindo o deslocamento compulsório de trabalhadores em 2019, e garantirá condições de trabalho dignas e justas.

Leia Também:

"A reconstrução exigirá um esforço coletivo sem precedentes. É fundamental garantir que os trabalhadores eventualmente contratados sejam tratados com dignidade, recebendo condições de trabalho justas e adequadas. Os erros cometidos por causa do arrendamento ocorrido em novembro de 2019 devem servir como lição, para que práticas prejudiciais não se repitam e o compromisso com a valorização dos trabalhadores seja, de fato, respeitado”, reafirmou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

agricultura ANSA Bahia Cadeia produtiva camaçari Desenvolvimento Deyvid Bacelar empregos fafen Fenagro fertilizantes FUP importação indústria investimento Laranjeiras Petrobras Plano Nacional de Fertilizantes produção nacional reabertura retorno sergipe

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Estande da Petrobras na Fenagro
Play

Julgamento de Mangalarga; entenda o formato e critérios usados

Estande da Petrobras na Fenagro
Play

Fenagro 2024: Davidson Magalhães destaca potencial da pesca na Bahia

Estande da Petrobras na Fenagro
Play

Alunos da rede estadual aproveitam 'caroninha' na Fenagro; Veja video

Estande da Petrobras na Fenagro
Play

Fofura! Criança sobe ao palco e dança arrocha na Fenagro

x