FENAGRO 2024
Veja cuidados essenciais dos animais antes das competições esportivas
Alimentação balanceada, hidratação e rotina de exercícios garantem alto desempenho nos eventos esportivos
Por Carla Melo
Os cuidados com os animais antes das competições e julgamentos vão além limpeza e troca de feno para o descanso das variadas raças que compõem a maior feira de Agropecuária do Norte/Nordeste e a quinta maior feira de agropecuária do Brasil, a Fenagro (Feira Nacional de Agropecuária da Bahia), que acontece até o dia 8 de dezembro, no Parque de Exposições.
É preciso que os animais tenham uma alimentação balanceada e uma troca regular de água durante a passagem durante a feira, mas o preparo dos animais começa muito antes da chegada no Parque. Caian é cuidador do Mangalarga Marchador do tipo castrado, do Hara Costa dos Lagos, em Conceição do Coité. Ele conta que a “estrela” precisa ter até um tipo específico de palha para dormir.
“O cuidado da gente vem de casa. Temos uma equipe que vai desde o tratador, o ferrador, até o baieiro. O cuidado está em uma cama boa onde usamos a maravalha ou a palha de arroz para preservar a casca e o pelo do cavalo. Além disso, os animais precisam de uma suplementação boa, com um tipo de sal. Quando a gente faz um treinamento intenso, medimos a quantidade de soro para manter nosso cavalo atleta no topo”, explica o tratador.
Assim que chega no parque, o cavalo precisa se hidratar após horas de viagem. Para isso, os cuidadores colocam os animais na baía e usam soro e eletrólitos. “Ele vai para o feno e depois vai comer ração, com sempre a água à vontade e limpa. Sem contar o estresse que a exposição causa nos animais porque não é esse o ambiente dele. Quando isso acontece, colocamos um cabresto nele e andamos com ele pelo parque para ver o ambiente e se alimentar melhor”, continua ele.
Leia mais:
>> Empreendedoras baianas destacam cosméticos e fitoterápicos na Fenagro
>> Fenagro 2024: premiação avalia raças Potro Mirim e Potro Jovem
>> Fenagro: Bacelar detalha espaço da Setur em Salão Internacional
O mesmo método de cuidado é dado às éguas, que também competem na feira. Bruno também é tratador e trouxe de Retirolândia três categorias de égua para competir na exposição: a égua de marcha batida, égua jovem e o égua adulta de marcha batida.
“Os animais precisam de cama boa, uma alimentação adequada e uma observação bem frequente por causa da desidratação. Às vezes suja água, não quer beber, se desidrata e acaba ficando um pouco mal. Os cuidados são os mesmo”, finaliza Bruno.
Por outro lado, os bovinos também precisam de um cuidado específico, principalmente aqueles que são bem valorizados, como o Senepol, uma raça de gado de corte, desenvolvido na Ilha Caribenha de St. Croix.
“As raças do Senepol são muito resistentes à nossa região. Estamos sempre trocando as águas dos animais e os alimentando com selagem. Também são raças que se estressam muito fácil com muita movimentação e com sons altos. A gente costuma evitar o estresse dos animais pedindo que as pessoas não os toquem muito quando estão assim”, disse Adailton Santana, tratador da raça de Senepol.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes