Pratos simples e reaproveitamento para compartilhar com a família

Publicado sexta-feira, 15 de outubro de 2021 às 14:19 h | Atualizado em 15/10/2021, 19:05 | Autor: Da Redação

O Dia Mundial da Alimentação em 2021 traz como tema “Alimentos seguros agora para um amanhã saudável”. A data, definida pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, em 1945, propõe o debate sobre os alimentos com segurança, equilíbrio e reaproveitamento para nutrir e economizar.

Alguns hábitos alimentares, associados ao prato equilibrado com diversos nutrientes e a importância de comer bem de forma simples e segura, devem ser lembrados neste dia. “É de suma importância o conhecimento do valor nutricional dos alimentos, visando à obtenção dos nutrientes necessários para promoção da saúde", explica a nutricionista da Minhoto, Luciana Maciel.

A marca vai apresentar, em novembro e dezembro, uma série virtual para tratar de 'Reaproveitamento de Alimentos' e 'PF Perfeito'. Serão dois vídeos, um de cada tema, postados semanalmente ao longo de dois meses, totalizando uma série de 16 vídeos. Chefs, nutricionistas e criadores de conteúdo vão ensinar dicas e receitas práticas para o reaproveitamento de alimentos e o prato feito ideal. A divulgação será feita no YouTube da Minhoto e nas redes sociais dos convidados. 

A chef Anne Aquino separou uma receita especial para comemorar o mês das crianças e contemplar o Dia Mundial da Alimentação, pensando na proposta da data. “Na hora das refeições,aposto na diversidade de cores, texturas e formatos diferentes, tornando o momento lúdico e cheio de afeto", conta Anne. Confira:

Panquecas com gotinhas de chocolate

Ingredientes:

¾ de xícara de leite integral

2 colheres de sopa de vinagre de maçã 

1 xícara de farinha de trigo peneirado

1 ovo

2 colheres de sopa de manteiga derretida

4 colheres de gotas de chocolate

2 colheres de sopa de açúcar

½ colher de chá sal

½ colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de fermento químico

Modo de preparo:

1) Misture o leite com o vinagre de maçã. Reserve.

2) Numa tigela, misture cada ingrediente um a um com um fouet e misture bem até que a massa esteja toda homogênea.

3) Numa frigideira antiaderente, aquecida em fogo baixo, despeje a massa formando pequenos discos e acrescente as gotinhas por cima

4) Quando a massa começar a formar bolhas no topo, é hora de virar o lado, por mais dois minutinhos.

5) Depois que todas as panquecas estiverem assadas, hora da cobertura.

Sugestão: usar cortador de biscoitos divertidos e cortar figuras no centro de cada panqueca. Para acompanhar experimente morangos frescos, geleia ou chantilly. 

Publicações relacionadas