MAIOR EM 4 ANOS
Pesquisa aponta que oito em cada dez russos apoiam Putin
Aprovação teve salto de 12 pontos em relação a último levantamento, no mês de fevereiro
Por Da Redação | AFP
Na primeira pesquisa de opinião pública após a invasão da Ucrânia pela Rússia, o governo do presidente Vladmir Putin viu a aprovação bater em 83%, de acordo com uma pesquisa divulda pelo instituto Levada (considerado independente), nesta quinta-feira (31). É a maior repercussão em quatro anos.
Segundo o levantamento, o resultado é 12 pontos percentuais superior ao último realizado, no mês de fevereiro. Por outro lado, apenas 15% da população reprova a gestão do russo.
Além dele, o primeiro-ministro do país, Mikhail Mishustin, também viu a aprovação dele ganhar mais 11 pontos (71%, contra 60% em fevereiro). O governo subiu 15 pontos na aprovação do público: 70% contra 55% em fevereiro.
A imprensa russa, fortemente controlada pelo governo, chama a ação na Ucrânia de "operação militar especial", e o governo impôs censura e pena de até 15 anos de prisão para quem usar o termo guerra.
A Rússia também baniu algumas das redes sociais mais populares, como Facebook, Twitter, Instagram e TikTok, onde usuários compartilhavam informações sobre a guerra.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes