Relação com Putin fez Brasil evitar plano de evacuar brasileiros | A TARDE
Atarde > GUERRA NA UCRÂNIA

Relação com Putin fez Brasil evitar plano de evacuar brasileiros

Governo brasileiro não planejou evacuação de brasileiros da Ucrânia para não “mostrar desconfiança”

Publicado sexta-feira, 04 de março de 2022 às 10:04 h | Autor: Da Redação
No mês passado, Jair Bolsonaro chegou na Rússia e teve encontros com Vladimir Putin
No mês passado, Jair Bolsonaro chegou na Rússia e teve encontros com Vladimir Putin -

Iniciada no final de fevereiro, a Guerra na Ucrânia não foi uma surpresa, já que a tensão entre Rússia e Ucrânia era noticiada com frequência antes do primeiro ataque russo, na quinta-feira da semana passada, 24. 

No entanto, segundo o colunista do portal Uol, Jamil Chade, o governo brasileiro não fez planos para evacuar brasileiros da Ucrânia porque essa iniciativa poderia ser interpretada como desconfiança à palavra do governo russo.

No mês passado, Jair Bolsonaro chegou na Rússia e teve encontros com Vladimir Putin. A viagem foi criticada pelos Estados Unidos. Na ocasião, o posicionamento do governo brasileiro era de que planejar a evacuação de brasileiros poderia colocar a perder a aproximação entre os chefes de Estado. 

Putin foi um dos poucos líderes europeus que aceitou receber Bolsonaro. Além do russo, apenas o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, abriu as portas para o brasileiro.

Antes do começo da guerra, cerca de quinhentos brasileiros viviam na Ucrânia. Sem plano de fuga, os brasileiros fugiram do conflito por conta própria, a exemplo dos jogadores do Shakhtar Donetsk.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS