Ucrânia avalia prejuízos em mais de US$ 500 bilhões com a guerra

A estimativa é de que o PIB vai cair 112 bilhões de dólares em 2022

Publicado segunda-feira, 28 de março de 2022 às 14:09 h | Atualizado em 28/03/2022, 14:09 | Autor: AFP
Ucrânia segue tendo estrutura destruída
Ucrânia segue tendo estrutura destruída -

O governo ucraniano estimou que as perdas econômicas causadas pela guerra com a Rússia chegaram a mais de 500 bilhões de dólares, anunciou nesta segunda-feira, 28, no Facebook, a Ministra da Economia ucraniana, Yulia Svyrydenko. 

A ministra avaliou em "564,9 bilhões de dólares" o "impacto direto das destruições" desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, que incluem "as consequências indiretas dos combates" na economia, como o aumento do desemprego, da redução do consumo das famílias ou a diminuição do orçamento do Estado. 

"Temos que ter em conta que, a cada dia, os números mudam e, infelizmente, aumentam", disse Svyrydenko, que também é vice-primeira-ministra.  

As maiores perdas aconteceram na infraestrutura, disse a ministra, com "quase 8.000 quilômetros de estradas danificadas ou destruídas", assim como "dezenas de estações de trem e aeroportos", com um custo total de 119 bilhões de dólares.  

Por outro lado, Svyrydenko estimou que o PIB vai cair 112 bilhões de dólares em 2022, o que seria uma contração de mais de 55% da economia em comparação a 2021. 

O orçamento do Estado poderá perder 48 bilhões de dólares, o que supõe uma redução de quase 90% do orçamento anual previsto. 

Como compensação, Svyrydenko disse que o governo buscaria o confisco de ativos russos estocados no país. 

"A Ucrânia, apesar de todos os obestáculos, tentará exigir o pagamento de indenizações ao agressor", disse. 

Publicações relacionadas