Ucrânia estima diminuição de 88% da população de Bucha | A TARDE
Atarde > GUERRA NA UCRÂNIA

Ucrânia estima diminuição de 88% da população de Bucha

Na cidade, valas comuns com dezenas de civis foram descobertas após ocupação russa

Publicado quarta-feira, 06 de abril de 2022 às 13:42 h | Autor: Da Redação
Os russos também avançam contra Kharviv e devastaram Mariupol
Os russos também avançam contra Kharviv e devastaram Mariupol -

Bucha, cidade ucraniana fortemente atacada pela Rússia e que contou com valas comuns com dezenas de mortos teve 80% da sua população diminuída, de acordo com estimativas da Ucrânia. A cidade é vizinha a capital do país, Kiev, e sofreu com os ataques da guerra que chegou ao seu 41º dia. 

O prefeito local, Anatoliy Fedoruk, anunciou que atualmente a população está estimada em 3,4 mil habitantes — número 88% menor que os 30 mil registrados em 2021. 

Nesta quarta-feira, 6, as cidades de Kharkiv, Mariupol e Sievierodonetsk sofreram novos bombardeios. Prédios ficaram em chamas. Ainda não há informações sobre mortos e feridos. 

Os russos também avançam contra Kharviv e devastaram Mariupol, cidade portuária, em que cerca de 90% dos imóveis da cidade foram destruídos pela guerra. Na cidade, 160 mil moradores estão sem energia, aquecimento ou água. 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chamou de "provocação grosseira e cínica" das autoridades ucranianas a descoberta de corpos de civis na cidade de Bucha, após a retirada das forças russas.

Nesta quarta-feira, 6, a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, afirmou que a parte ucraniana executou civis em Bucha, ou transportou corpos para a suposta cena. O Exército russo acusou a Ucrânia de construir cenários similares em outras localidades de onde as forças russas se retiraram. 

Publicações relacionadas