Zelensky diz que acordo com Rússia será submetido a voto popular

Acordo de cessar-fogo com a Rússia deve ser aprovado pelos ucranianos em referendo, disse líder ucraniano

Publicado segunda-feira, 21 de março de 2022 às 17:46 h | Atualizado em 21/03/2022, 17:53 | Autor: AFP
Zelensky afirmou que um acordo de cessar-fogo com a Rússia deve ser aprovado pelos ucranianos
Zelensky afirmou que um acordo de cessar-fogo com a Rússia deve ser aprovado pelos ucranianos -

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesta segunda-feira, 21, que um acordo de cessar-fogo com a Rússia deve ser aprovado pelos ucranianos em referendo popular.

Em entrevista ao canal Suspline, uma empresa de radiofusão da Ucrânia, Zelensky  disse que se tiver que fechar um acordo com a Rússia, irá submeter esta decisão aos ucranianos.

“Expliquei a todos os grupos de negociação, quando se fala de todas estas mudanças, e podem ser históricas, não iremos a lugar algum, faremos um referendo. O povo terá de dizer e responder a certos formatos de compromisso”, assinalou o presidente ucraniano.

 “Esta é uma questão da nossa conversa e do nosso entendimento entre a Ucrânia e a Rússia. Portanto, em qualquer caso, estou pronto para fazer qualquer coisa se o meu movimento for com o nosso povo”, acrescentou ele.

A estagnação das negociações para um acordo de paz no Leste Europeu continua impedindo o fim da guerra. Nesta segunda-feira, o governo russo voltou a reclamar da falta de entendimento.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, admitiu que não houve progresso nas conversas com o governo ucraniano.

Publicações relacionadas