Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUITO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
08/09/2024 às 7:00 - há XX semanas | Autor: Pedro Hijo

MUITO

Restaurantes em Salvador diversificam negócios

Grupos como o Pasta em Casa ampliaram negócios na cidade

Valeska Chálabi e Celso Vieira, sócios do grupo Pasta em Casa
Valeska Chálabi e Celso Vieira, sócios do grupo Pasta em Casa -

Em 12 anos, o grupo Pasta em Casa ampliou de um único restaurante italiano em Salvador para seis negócios na cidade, incluindo uma mercearia e um restaurante líbano-mediterrâneo. Assim como o Pasta em Casa, outros grupos de empresários têm apostado em diferentes estratégias para crescer no mercado gastronômico da capital baiana. É o caso dos restaurantes De Além Mar e Casa de Tereza. Venda de itens para turistas, expansão para shoppings e diversificação de marcas são algumas dessas táticas.

Quando o casal Valeska Chálabi e Celso Vieira, sócios do grupo Pasta em Casa, se mudou para Salvador, há 13 anos, ter um restaurante não estava nos planos. Celso, que é paulista e cozinheiro, já tinha experimentado estar atrás do fogão e da gestão de um restaurante em São Paulo. A loja durou quatro anos e contou com o apoio e a expertise de Valeska, que trabalhava como representante comercial à época. "Quando a gente se mudou para Salvador, o bichinho do empreendedorismo chamou", conta a empresária mineira.

Em 2012, numa garagem de uma casa localizada no bairro do Rio Vermelho, o casal abriu a primeira unidade do Pasta em Casa. O nome da loja explica a proposta do casal no começo. "Nossa ideia era ser um lugar onde as pessoas pudessem comprar a massa artesanal para fazer em casa", conta Celso, que é de família italiana. Em pouco tempo, eles cederam à pressão dos clientes para incluir mesas e cadeiras e fazer do espaço um restaurante.

Empolgados com o crescimento da empresa dois anos depois, Valeska e Celso notaram que a garagem não daria conta de atender ao público crescente e compraram todo o imóvel. "A gente não tinha nenhuma noção de quanto íamos gastar e quanto tempo seria aquela obra", diz Valeska. "A projeção era que custasse R$ 100 mil e gastamos R$ 1 milhão na reforma, mudamos a casa toda e aumentamos a equipe".

Na altura da rua, o casal instalou uma loja que vende produtos da marca como molhos e massas frescas e uma padaria que oferece refeições de café da manhã, a Padoca Pasta em Casa. No primeiro andar, está o restaurante à la carte com o nome do grupo e, no segundo, uma pizzaria com forno à lenha, a Forneria. O espaço também é alugado para eventos corporativos.

Com a chegada do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, em 2020, os empresários decidiram sair do aplicativo iFood e coordenar uma plataforma própria com entrega feita por motoboys contratados. "Nossos custos caíram pela metade", diz Celso. A atitude permitiu que o restaurante não tivesse que demitir nenhum funcionário no primeiro semestre daquele ano.

Desde então, o grupo inaugurou mais uma unidade do Pasta em Casa, no condomínio de luxo Alphaville, em Salvador, e abriu um novo restaurante, o Casa Chálabi. A loja oferece comida libanesa e mediterrânea e é uma homenagem à família de Valeska, neta de libanês. Os sócios pretendem abrir outras unidades da marca nova nos próximos anos e revelam que já receberam convites de empresários no Rio de Janeiro e em Brasília.

Expansão

Enquanto Valeska e Celso afirmam que não imaginavam o tamanho que a empresa deles chegaria ao abrir a primeira unidade, o grupo de empresários que comprou o restaurante português De Além Mar já adquiriu o negócio com grandes planos de expansão. Para os próximos cinco anos, os quatro sócios planejam ter pelo menos uma unidade em cada shopping de Salvador.

No final da pandemia, em 2022, o publicitário Pedro Valente comprou o De Além Mar depois que as fundadoras da loja anunciaram que iriam se mudar para Portugal. Pedro reuniu uma força-tarefa de empresários para manter a loja aberta e, mais que isso: tornar a marca um sucesso comercial em toda a cidade.

Além do publicitário, estão no grupo o advogado Albert Andrade, o empresário Márcio Cardoso, dono da cafeteria Seven Wonders e do restaurante Baby Beef, e o chef Jamil Acruz, proprietário da hamburgueria Jamil Burgers. Em dois anos, os sócios ampliaram o cardápio do restaurante e abriram unidades em dois shoppings de Salvador.

"Nosso público é mais velho, gosta de sentar, conversar por horas, num lugar confortável, com estacionamento, com segurança", pontua Jamil. "Estar num shopping agrega valor ao nosso produto". Com o plano de expansão, um risco que o grupo enfrentou foi a perda de autenticidade da loja e da qualidade dos produtos, características que fidelizaram clientes na antiga gestão.

Para vencer esse desafio, diz Jamil, o grupo manteve a produção artesanal dos produtos e zelou pela decoração das novas lojas, com pratos e azulejos trazidos de Portugal. Uma estratégia do chef para dar conta do crescimento foi aproveitar a estrutura da Jamil Burgers para o De Além Mar. Da hamburgueria, ele compartilha a logística de produção, estoque, escritório e RH.

Turismo

Nome de destaque na gastronomia local, a empresária e cozinheira baiana Tereza Paim tem o objetivo de conquistar os turistas e empresários pela barriga. Ela incluiu os restaurantes Casa de Tereza e Boteco da Tetê no roteiro turístico do Rio Vermelho, além de uma unidade no aeroporto de Salvador. No Casa de Tereza, inaugurado há 12 anos, abriu a primeira loja da marca, com produtos locais e de fabricação própria. Desde então, ampliou a rede, com pontos de venda no Centro de Convenções e no aeroporto da capital.

A chef dá nome a uma linha de produtos que vão de farofas a temperos e coordena um negócio de brindes gastronômicos para empresas, com cestas que chegam a custar R$ 1 mil. “Eu acredito muito no mercado de brindes que sai do plástico, da canetinha ou da balinha”, comenta Tereza. “Montamos kits com nossas cocadas, azeites, farofas. A empresa presenteia os funcionários ou clientes com comida de verdade”.

A relação de Tereza com o setor corporativo é uma estratégia importante para o negócio. As reuniões empresariais no Casa de Tereza correspondem por 90% dos eventos realizados no local.

Ela revela ainda que a venda de produtos para empresas e turistas são “uma fatia crescente do faturamento”. Além da venda nas lojas próprias, a Farofa de Tereza, principal item da linha que leva o nome da chef baiana, está em supermercados e sites como Amazon e Mercado Livre e é exportada para países como Portugal, Canadá e Estados Unidos. O sucesso dos produtos foi o que motivou a chef a abrir a nova loja da rede, a Vem da Bahia e Vai com Você, que será inaugurada em outubro no aeroporto de Salvador.

Nas prateleiras, peças de artesanato, cachaças, doces de compota, acessórios para cozinha e, claro, os produtos assinados por Tereza. “São lembranças da Bahia para que a pessoa leve ao sair daqui”, diz. O plano da chef é abrir filiais da loja em, pelo menos, quatro dos principais aeroportos do Brasil nos próximos cinco anos. Mas tudo com calma. “Eu sou uma jogadora astuta, mas não sou do risco, gosto de viver cada coisa no seu tempo”.

Assuntos relacionados

negócios restaurantes Salvador

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

negócios restaurantes Salvador

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

negócios restaurantes Salvador

Publicações Relacionadas

A tarde play
Valeska Chálabi e Celso Vieira, sócios do grupo Pasta em Casa
Play

Filme sobre o artista visual e cineasta Chico Liberato estreia

Valeska Chálabi e Celso Vieira, sócios do grupo Pasta em Casa
Play

A vitrine dos festivais de música para artistas baianos

Valeska Chálabi e Celso Vieira, sócios do grupo Pasta em Casa
Play

Estreia do A TARDE Talks dinamiza produções do A TARDE Play

Valeska Chálabi e Celso Vieira, sócios do grupo Pasta em Casa
Play

Rir ou não rir: como a pandemia afeta artistas que trabalham com o humor

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA