SANÇÕES
Alemanha suspende certificação de gasoduto após ações da Rússia
Com a decisão, o preço da tarifa de gás deve aumentar na Europa nos próximos dias
Por Da Redação
Como resposta à decisão da Rússia de reconhecer a independência de regiões separatistas no leste da Ucrâni, o chanceler alemão, Olaf Scholz, afirmou nesta terça-feira, 22, que a Alemanha irá suspender a certificação do gasoduto Nord Stream 2.
“Devemos reavaliar a situação, em particular em relação ao Nord Stream 2”, disse Scholz em entrevista coletiva com seu colega irlandês (Micheál Martin), acrescentando que o Ministério da Economia local analisará novamente o processo de certificação devido às ações da Rússia.
A Rússia é responsável por 1/3 do gás consumido na Europa. A Alemanha está no centro das pressões por conta do gasoduto Nord Stream 2, de 1.200 quilômetros, que foi concluído em setembro, num megaprojeto de US$ 11 bilhões.
O presidente russo, Vladimir Putin, tem utilizado a questão do fornecimento gás como uma forma de pressionar a Europa contra sanções.
Como consequência da decisão de suspensão do gasoduto, o preço da tarifa de gás deve aumentar na Europa nos próximos dias. Já a redução da demanda deve prejudicar a arrecadação do governo russo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes