APAGÃO
Apagão deixa países da Europa sem internet e transporte público
A falha elétrica que foi causada pela rede europeia atingiu hospitais, semáfaros e até envio de mensagens
Por Redação

A Espanha, Portugal, Itália e a França amanheceram nesta segunda-feira, 28, sob às escuras após um apagão afetar a telecomunicação e o sistema de transporte de vários países da Europa.
A interrupção da energia elétrica, de acordo com o Sapo.pt, que cita a E-REDES, foi causada pela rede elétrica europeia. A REN indicou que foram necessários cortes de energia em áreas específicas para garantir a estabilidade da rede
Em alguns países, como Portugal e Espanha, a circulação do metrô também foi interrompida. Segundo o jornal português Público, os passageiros de Lisboa estão sendo retirados das estações.“Está a ser avaliada a metodologia para gerir a circulação ao longo do dia, já que o metropolitano tem alguns geradores disponíveis", informou a publicação.
Leia Também:
Mesmo com a interrupção no fornecimento de energia, a conexão à internet e o acesso a aplicativos de mensagem permaneceram ativas em várias regiões. Contudo, serviços essenciais, como os hospitais, precisavam utilizar geradores para continuar suas operações. A falha elétrica também prejudicou o funcionamento dos semáforos.
Hospitais ativaram geradores de emergência para assegurar o atendimento contínuo aos pacientes.
Investigação
De acordo com o jornal espanhol El País, o Instituto Nacional de Segurança Cibernética (INCIBE) está investigando a situação para verificar se se trata de um ataque cibernético, embora ainda não tenha chegado a uma conclusão.
De acordo com o ministro português Manuel Castro Almeida, "há essa possibilidade, mas não está confirmada". Relatos nas redes sociais apontam que a falha também afeta França, Polônia e Finlândia.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes