Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Atlantis pousa na Flórida e encerra missão de 12 dias

Por AFP

21/09/2006 - 11:06 h

O ônibus espacial americano Atlantis pousou nesta quinta-feira na Flórida (EUA), após uma missão orbital de 12 dias para reiniciar a construção da Estação Espacial Internacional (ISS).



O Atlantis, com uma tripulação de seis astronautas, pousou às 10H21 GMT (7H21 de Brasília) na pista do Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, de onde havia decolado no dia 9 de setembro.



"Bom retorno e felicitações", disse Tony Antonelli, um dos controladores da missão, à tripulação do Atlantis.



"Nos sentimos bem por estar de volta", respondeu o comandante da nave, Brent Jett.



O ônibus espacial fez um pouso perfeito após uma descida de 350 km iniciada pouco mais de uma hora antes.



O retorno do Atlantis havia sido adiado em 24 horas por causa das condições meteorológicas ruins e da detecção, na terça-feira e quarta-feira, de objetos não identificados que flutuavam ao redor da nave.



A Nasa inspecionou as imagens para ter certeza que os objetos não eram nenhuma peça vital do ônibus espacial (por exemplo um item do escudo térmico) que teria se desprendido e também para certificar que não existiam risco de choques.



A missão marcou a retomada da construção da ISS, interrompida desde a tragédia do Columbia em 1º de fevereiro de 2003, que se desintegrou na reentrada na atmosfera, matando os sete tripulantes.



A Nasa planeja outras 15 missões espaciais para completar a construção da ISS até 2010, quando os três ônibus espaciais devem ser aposentados.



Esta foi a terceira missão dos ônibus espaciais desde a tragédia do Columbia. As duas primeiras, em 2005 e julho passado, tiveram como objetivos melhorar a segurança nas viagens destas naves.





Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Vídeo: Mulher morre após cair de escada no dia do próprio aniversário

Play

Praias ficam cobertas de neve durante inverno nos EUA; assista

Play

Avião capota durante o pouso e deixa pelo menos 8 feridos

Play

Marçal encontra Trump após posse e faz apelo; assista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA