Atlantis pousa na Flórida e encerra missão de 12 dias | A TARDE
Atarde > Mundo

Atlantis pousa na Flórida e encerra missão de 12 dias

Publicado quinta-feira, 21 de setembro de 2006 às 11:06 h | Autor: AFP

O ônibus espacial americano Atlantis pousou nesta quinta-feira na Flórida (EUA), após uma missão orbital de 12 dias para reiniciar a construção da Estação Espacial Internacional (ISS).



O Atlantis, com uma tripulação de seis astronautas, pousou às 10H21 GMT (7H21 de Brasília) na pista do Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, de onde havia decolado no dia 9 de setembro.



"Bom retorno e felicitações", disse Tony Antonelli, um dos controladores da missão, à tripulação do Atlantis.



"Nos sentimos bem por estar de volta", respondeu o comandante da nave, Brent Jett.



O ônibus espacial fez um pouso perfeito após uma descida de 350 km iniciada pouco mais de uma hora antes.



O retorno do Atlantis havia sido adiado em 24 horas por causa das condições meteorológicas ruins e da detecção, na terça-feira e quarta-feira, de objetos não identificados que flutuavam ao redor da nave.



A Nasa inspecionou as imagens para ter certeza que os objetos não eram nenhuma peça vital do ônibus espacial (por exemplo um item do escudo térmico) que teria se desprendido e também para certificar que não existiam risco de choques.



A missão marcou a retomada da construção da ISS, interrompida desde a tragédia do Columbia em 1º de fevereiro de 2003, que se desintegrou na reentrada na atmosfera, matando os sete tripulantes.



A Nasa planeja outras 15 missões espaciais para completar a construção da ISS até 2010, quando os três ônibus espaciais devem ser aposentados.



Esta foi a terceira missão dos ônibus espaciais desde a tragédia do Columbia. As duas primeiras, em 2005 e julho passado, tiveram como objetivos melhorar a segurança nas viagens destas naves.





Publicações relacionadas