Biden e Putin fazem videoconferência para resolver impasse | A TARDE
Atarde > Mundo

Biden e Putin fazem videoconferência para resolver impasse

Crescem os rumores de uma iminente invasão do país vizinho pelas forças russas.

Publicado segunda-feira, 06 de dezembro de 2021 às 10:38 h | Atualizado em 06/12/2021, 11:20 | Autor: Da Redação

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira, 7, em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia pelas forças russas. Enquanto o governo ucraniano alega que cerca de 94 mil soldados russos já estão posicionados perto da fronteira e Moscou nega ter planos de invadir o país vizinho, a Casa Branca tenta definir como agir perante uma possível ofensiva russa.

 Desde que foi divulgado pela imprensa americana, na sexta-feira, 3, informações dos serviços de Inteligência americanos de que o Kremlin estaria planejando uma ofensiva na Ucrânia, no início do próximo ano, com até 175.000 soldados, o tema ganhou destaque na capital americana. Muitos acreditam que Putin quer aproveitar um momento em que os EUA estão com a imagem militar em baixa, desde a retirada do Afeganistão, para avançar a presença russa na Europa.

Segundo os relatórios dos serviços de inteligência, a Rússia já está posicionada na fronteira da Ucrânia para realizar uma invasão rápida e imediata, com a construção de linhas de abastecimento de combustível e unidades médicas que poderiam sustentar um conflito prolongado.
 O presidente americano deve dizer que o apoio americano à soberania da Ucrânia é incondicional, enquanto o líder russo deve pressionar para que os EUA impeçam que a Ucrânia seja membro da OTAN, exigindo uma garantia legal que evite a presença dos soldados da organização na fronteira com a Rússia.

Publicações relacionadas