Biden reage à decisão de Corte: "Mulheres vão ter filho de estuprador" | A TARDE
Atarde > Mundo

Biden reage à decisão de Corte: "Mulheres vão ter filho de estuprador"

Presidente dos EUA defendeu a aprovação de uma Lei federal para garantir direito das mulheres ao aborto

Publicado sexta-feira, 24 de junho de 2022 às 14:52 h | Atualizado em 24/06/2022, 16:27 | Autor: Da Redação
Biden reagiu com indignação à decisão de derrubar dispositivo que garantia aborto legal
Biden reagiu com indignação à decisão de derrubar dispositivo que garantia aborto legal -

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden,foi duro ao reagir sobre à decisão da Suprema Corte de derrubar o dispositivo que garantia direito ao aborto legal em todo o país.

“Mulheres vão ser obrigadas a ter filhos de estupradores”, disse, durante discurso. O presidente ainda completou: “A Justiça ou políticos não podem interferir na decisão entre uma mulher e um médico”.

Biden defendeu, nesta sexta-feira, 24, a aprovação de uma lei federal para garantir o direito, fez uma convocação para protestos pacíficos e pediu que os eleitores norte-americanos escolham políticos pró-aborto no pleito de novembro.

De acordo com o presidente norte-americano, “é muito perigoso esse caminho que a Corte nos levou a tomar.”

A reação ocorre após a derrubada de uma lei federal que garantia o direito das mulheres a abortarem legalmente no país. A medida estava em vigor há 49 anos e foi suspensa nesta sexta-feira. A anulação teve 6 votos a favor e 3 contra.

A mudança não proíbe o aborto no país, mas abre espaço para que cada um dos 50 estados adote vetos locais.

A Corte considerou como válida uma lei criada no estado do Mississipi, de 2018, que veta a interrupção da gravidez após a 15ª semana de gestação, mesmo em casos de estupro. Os juízes usaram este caso como oportunidade para derrubar a decisão, de 1973, conhecida como Roe vs. Wade, que liberou o procedimento no país.

Já nesta sexta, a maioria conservadora dos magistrados reverteu a posição da Corte e considerou que relacionar o procedimento com o direito à privacidade não faz sentido.

Publicações relacionadas