MUNDO
BRICS confirma convite a 13 novos países para se juntarem ao blocos
Selecionados ainda serão consultados sobre o desejo de integrar o bloco como Estados Parceiros
Por Da Redação
Foi aprovado, na manhã desta quarta-feira, 23, pelos países reunidos na Cúpula dos Brics, a entrada de 13 novos integrantes ao bloco de cooperação mútua. A Rússia, que ocupa a presidência do grupo neste ano, será responsável por convidar os novos integrantes.
Leia mais
>> Putin enfrenta apelos pela paz na cúpula do Brics na Rússia
Estão no grupo: Turquia, Indonésia, Argélia, Belarus, Cuba, Bolívia, Malásia, Uzbequistão, Cazaquistão, Tailândia, Vietnã, Nigéria e Uganda.
Os selecionados ainda serão consultados sobre o desejo de integrar o bloco como Estados Parceiros e precisam aceitar formalmente a inclusão. Após isso, começa o processo de entrada. Essa categoria dá direito à participação nos fóruns multilaterais, mas em caso de divergências, a palavra final será dos integrantes plenos.
Leia mais
>> Lula discursa por videoconferência em reunião dos Brics
Na cúpula do ano passado, a Argentina recebeu um convite, no entanto, o governo de Javier Milei abandonou o processo quando chegou à Casa Rosada. Situação parecida com a da Arábia Saudita, que tem cozinhado em banho-maria o processo de adesão ao bloco desde o ano passado.
Uma possível inclusão da Venezuela não foi mencionada durante as discussões.O presidente russo Vladimir Putin leu nominalmente cada país convidado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes