China afirma que vai devolver aos Estados Unidos drone apreendido | A TARDE
Atarde > Mundo

China afirma que vai devolver aos Estados Unidos drone apreendido

Publicado sábado, 17 de dezembro de 2016 às 14:22 h | Atualizado em 19/11/2021, 07:55 | Autor: Estadão Conteúdo

A China alegou neste sábado que a apreensão de um drone norte-americano no Mar do Sul da China foi feita para garantir a "segurança da navegação de embarcações próximas". Em comunicado, Pequim afirma que, depois de verificar que o dispositivo era um drone norte-americano, "decidiu transferi-lo para os Estados Unidos de forma apropriada".

A marinha chinesa apreendeu na última quinta-feira o drone, o qual o Pentágono disse que estava sendo operado por civis que conduziam pesquisas sobre o oceano. Os Estados Unidos emitiram uma reclamação diplomática formal e pediram a devolução do drone.

O porta-voz do ministério da Defesa da China, Yang Yujun, emitiu um comunicado neste sábado dizendo que um bote salva-vidas da marinha chinesa encontrou um dispositivo desconhecido. "Para impedir que esse equipamento representasse alguma ameaça à segurança da navegação de embarcações próximas e suas equipes, o bote chinês adotou a atitude profissional e responsável de verificar o dispositivo", afirmou Yang.

O comunicado ainda acusa os Estados Unidos de há muito tempo enviar navios "à presença chinesa" para conduzir "vigilância militar".

"A China se opõe a isso e requisita que os Estados Unidos parem tais atividades", diz o comunicado. O país asiático afirma que vai continuar a manter "vigilância contra atividades relevantes dos Estados Unidos" e que tomará medidas necessárias para lidar com tais atividades.

Mais cedo neste sábado, o ministro de Relações Exteriores da China havia afirmado que militares do país estavam em contato com norte-americanos para encontrar a forma apropriada de lidar com o incidente.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou neste sábado o episódio. "A China rouba um drone de pesquisa da Marinha dos Estados Unidos em águas internacionais - tira ele da água e o leva para a China em um ato sem precedentes", afirmou Trump em sua conta no Twitter.

O episódio com o drone é mais um que tem o potencial para piorar a relação bilateral. O governo chinês tem se incomodado com a atuação de Trump, após o presidente eleito falar ao telefone com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, e depois questionar a política da "China única" mantida por Pequim. Fonte: Associated Press.

Publicações relacionadas