Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO

MUNDO

Cientistas captam pela 1ª vez o "diabo negro do mar"

Da Redação
Por Da Redação
O peixe pode chegar a viver em uma profundidade de até 3 mil metros
O peixe pode chegar a viver em uma profundidade de até 3 mil metros - Foto: Divulgação | MBARI

Cientistas do Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterrey, na Califórnia, nos EUA, conseguiram filmar uma espécie rara do peixe abissal conhecido como "diabo negro do mar".

A espécie leva o nome científico Melanocetus johnsonii. De acordo com os pesquisadores da instituição, esta foi a primeira vez que o exótico animal foi filmado em seu habitat natural. O peixe pode chegar a viver em uma profundidade de até 3 mil metros.

Tudo sobre Mundo em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

O "diabo negro do mar" possui iluminação própria em sua antena graças a bactérias bioluminescentes, o que o ajuda a atrair suas presas, que acabam atraídas para suas temidas mandíbulas, repletas de dentes afiados.

As fêmeas podem medir até 20 centímetros, enquanto o macho é bem menor (pode ter cerca de 10% do tamanho de uma fêmea) e não pode sobreviver sozinho - por isso, ele se acopla à companheira como um parasita.

Na gravação abaixo, é exibido uma fêmea de nove centímetros que se encontrava a cerca de 600 metros da profundidade no cânion submarino de Monterrey, na costa californiana.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas