"Desastre", diz presidente da Anciti sobre tempestade solar em 2024 | A TARDE
Atarde > Mundo

"Desastre", diz presidente da Anciti sobre tempestade solar em 2024

Presidente alertou para supertempestade solar que irá atingir o planeta no próximo ano

Publicado sexta-feira, 08 de dezembro de 2023 às 15:59 h | Autor: Da Redação
Tempestade solar pode atingir o Brasil em 2024
Tempestade solar pode atingir o Brasil em 2024 -

O presidente da Asssociação Naional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), Johann Dantas, classificou a tempestade solar que deve atingir o planeta em 2024 como um “desastre”, durante o Anciti Awards 2023, que ocorre entre os dias 6 e 9 de dezembro, no Rio de Janeiro.

“Quanto é o seguro de uma operação de banco fora [do ar]? Quanto ele deixa de faturar em um minuto? Quantas vendas e quantos serviços públicos são impactados em um minuto, em meio a um blecaute de comunicação?”, disse o presidente, em entrevista ao Metrópoles.

Dantas ainda apontou que além de dispositivos que podem ser comprometidos por causa da tempestade solar, a economia poderá sofrer impactos. O presidente da Ancine também lembrou momentos em que redes sociais tiveram queda, como o WhatsApp. Para ele, esses momentos causam histeria coletiva.

O professor Peter Becker, da Universidade George Mason, na Virgínia (EUA), responsável por desenvolver sistemas de alerta sobre atividades solares que podem prejudicar a tecnologia do planeta, apontou o que considera um “apocalipse da internet”.

Além da internet, a rede elétrica, sistema de navegação como GPS, satélites e equipamentos de comunicação podem sofrer danos que não devem ser reparados por meses, após o fenômeno. De acordo com o cientista, esta é a primeira vez na história que houve uma convergência entre o aumento da atividade solar com a dependência da internet pelo ser humano.

O Anciti Wards premia cidades que utilizam tecnologia para melhorar a gestão pública. 

Publicações relacionadas