Diretora da Nasa faz juramento com livro científico em vez da Bíblia | A TARDE
Atarde > Mundo

Diretora da Nasa faz juramento com livro científico em vez da Bíblia

Makenzie Lystrup é a primeira mulher a assumir a gestão do Centro de Voos Espaciais Goddard

Publicado sexta-feira, 14 de abril de 2023 às 10:03 h | Atualizado em 14/04/2023, 10:44 | Autor: Da Redação
Makenzie Lystrup é a primeira mulher a liderar o centro localizado em Maryland
Makenzie Lystrup é a primeira mulher a liderar o centro localizado em Maryland -

A nova diretora do Goddard Space Flight Center, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), Makenzie Lystrup, fez seu juramento sobre o livro científico "Pálido Ponto Azul", de Carl Sagan (1994), em vez da Bíblia Sagrada. Pós-doutora em astronomia e astrofísica, ela é a primeira mulher a liderar o centro localizado em Maryland, nos Estados Unidos.

A imagem da cerimônia, divulgada na última segunda-feira, 10, pela Nasa, chamou atenção pela escolha de Makenzie. A legislação estadunidense assegura o poder de escolha das publicações por conta da separação entre igreja e estado.

Makenzie não foi a primeira a optar por um livro que não é considerado sagrado durante o juramento. O congressista da Califórnia, Robert Garcia, também jurou sobre os quadrinhos do Super-Homem, em sua posse e uma vereadora do condado de St. Louis, fez seu juramento sobre a obra Oh, The Places You'll Go!, do autor de livros infantis Dr. Seuss.

No entanto, ela foi a primeira que prestou o juramento sobre um dos livros de um dos principais cientistas dos Estados Unidos. Sagan foi um cientista, astrônomo, astrobiólogo, escritor, divulgador científico e ativista. Ele é autor de mais de 600 publicações científicas e de livros de ciência e ficção científica. Além disso, ele ficou mais conhecido pela série de televisão "Cosmos: Uma Viagem Pessoal", que foi transmitida em 1980 pela emissora de televisão pública dos Estados Unidos, PBS. 

Após a publicação e viralização da imagem, a base da Nasa em Maryland se manifestou com a icônica frase do cientista. "Muitas vezes a imaginação nos leva a mundos que nunca existiram, mas sem ela não vamos a lugar nenhum".

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS