Erupção de vulcão provoca a retirada de milhares de filipinos | A TARDE
Atarde > Mundo

Erupção de vulcão provoca a retirada de milhares de filipinos

Novas erupções podem liberar gases nocivos, restos vulcânicos, além de causar um tsunami

Publicado sábado, 26 de março de 2022 às 12:13 h | Autor: AFP
O vulcão Taal teve uma erupção curta e repentina, às 20h22, horário de Brasília
O vulcão Taal teve uma erupção curta e repentina, às 20h22, horário de Brasília -

Milhares de pessoas foram retiradas de suas casas nas Filipinas neste sábado, 26, devido à erupção de um vulcão que expeliu cinzas e fumaça a centenas de metros de altura. 

Localizado dentro de um lago ao sul de Manila, o vulcão Taal teve uma erupção curta e repentina, às 20h22, horário de Brasília, informou o Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas, em um comunicado.

O instituto advertiu que é possível a ocorrência de novas erupções que podem liberar gases perigosos, cinzas e restos vulcânicos, além de causar um tsunami. Nesse sentido, a agência recomendou "fortemente" a retirada da população residente em áreas vulneráveis ao redor do lago.

A erupção inicial foi seguida por "atividade freatomagmática quase contínua" que lançou nuvens de fumaça a 1.500 metros de altitude.

As erupções freatomagmáticas ocorrem quando a rocha derretida entra em contato com as águas subterrâneas, ou superficiais, explicou Princess Cosalan, cientista da agência, comparando o fenômeno ao efeito decorrente de se derramar "água em uma panela quente". 

Cosalan disse à AFP que as emissões de fumaça e cinzas pararam horas depois da erupção inicial, mas que os sensores da agência continuavam a detectar terremotos vulcânicos. Isso indica a possibilidade de um novo episódio.

Moradores de cinco municípios foram retirados de suas casas, disse o porta-voz regional da defesa civil, Kelvin John. Segundo os últimos dados oficiais, mais de 12.000 pessoas foram afetadas. 

O Taal é um dos vulcões mais ativos em um país regularmente impactado por erupções e terremotos, devido à sua localização no chamado "Anel de Fog

Publicações relacionadas