Estados Unidos travam compra de mísseis por Bolsonaro | A TARDE
Atarde > Mundo

Estados Unidos travam compra de mísseis por Bolsonaro

Legisladores americanos estão apreensivos com ataques do presidente às eleições

Publicado segunda-feira, 08 de agosto de 2022 às 18:21 h | Autor: Da Redação
Declarações do presidente contra as urnas eletrônicas deixaram apreensivos congressistas dos EUA
Declarações do presidente contra as urnas eletrônicas deixaram apreensivos congressistas dos EUA -

As declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas eletrônicas teriam levado os parlamentares dos Estados Unidos a retardar a compra, pelo governo brasileiro de 100 milhões de dólares em mísseis. As informações são da agência de notícias Reuters.

Os mísseis encomendados são do modelo Javelin, fabricado pelas gigantes da defesa Lockheed Martin e Raytheon Technologies, que ficou conhecido por sua utilização na Ucrânia para destruição dos tanques russos. O pedido para adquirir 220 mísseis foi realizado em 2020, durante o governo de Donald Trump, e teve a aprovação do Departamento de Estado no final do ano passado.

Desde então, os embarques estão travados devido à preocupação dos americanos com as críticas e ameaças de Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro. “Está sendo lento no Capitólio e não vai a lugar nenhum tão cedo” por causa de dúvidas sobre Bolsonaro, disse para a Reuters uma fonte que acompanhou o acordo proposto.

Preocupa também os legisladores americanos o retrocesso ambiental praticado em seu governo e a relação de proximidade com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O medo de ataque às instituições tem crescido também no Brasil e levou a um manifesto da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) defendendo o sistema eleitoral brasileiro, e que ganhou o apoio de diversas entidades, entre elas a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Publicações relacionadas