Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO

NA MIRA

EUA e Canadá investigam implosão de submersível Titan

Intenção é de que casos como esse não se repitam

AFP
Por AFP
| Atualizada em
A Real Polícia Montada do Canadá investiga se alguma lei foi violada
A Real Polícia Montada do Canadá investiga se alguma lei foi violada -

O Canadá abriu neste sábado, 24, uma investigação sobre a implosão do submersível Titan, cujo desaparecimento perto dos destroços do Titanic, com cinco homens a bordo, desencadeou uma operação internacional de busca e resgate.

“Nossa responsabilidade é averiguar o que ocorreu e por que, e também o que precisa mudar para reduzir as chances de que casos deste tipo se repitam", declarou a presidente da Junta de Segurança no Transporte (TSB), Kathy Fox.

Tudo sobre Mundo em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

"Sabemos que todos querem respostas, principalmente as famílias e o público", ressaltou Kathy, em St. John's, Newfoundland. A investigação pode durar de 18 meses a dois anos.

A TSB costuma investigar acidentes aéreos, ferroviários, marítimos e em oleodutos, a fim de aumentar a segurança nos transportes. Ela não determina culpas, nem responsabilidades civis ou criminais.

A Real Polícia Montada do Canadá (RCMP) investiga se alguma lei foi violada na sequência de eventos que levou à morte dos aventureiros. Os investigadores devem determinar "se uma investigação completa por parte da RCMP se justifica", explicou o superintendente da província Newfoundland e Labrador, Kent Osmond.

Além do Canadá, os Estados Unidos também vai abrir uma investigação, disseram as autoridades na sexta-feira, 23. O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA afirmou que vai apurar o caso junto a Guarda Costeira dos EUA, que declarou a tragédia do Titan como um "grande acidente marítimo".

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Canadá Kent Osmond OceanGate submersível Titan titanic

Relacionadas

Mais lidas