Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Governo da Austrália reconquista maioria no Parlamento em eleição parcial

Estadão Conteúdo

Por Estadão Conteúdo

16/12/2017 - 11:18 h | Atualizada em 19/11/2021 - 8:36

Siga o A TARDE no Google

Google icon

O governo da Austrália reconquistou a maioria parlamentar em uma eleição crucial, neste sábado, superando temores de que uma turbulência política e o aprofundamento do conflito com Pequim - em relação a acusações de interferência chinesa - pudessem resultar na derrota dos conservadores, aliados do primeiro-ministro, Malcolm Turnbull.

John Alexander, candidato da coalizão de centro-direita do governo, ganhou um assento na Câmara Baixa, em uma eleição parcial acionada por uma corte constitucional em outubro, que proibiu a atuação de legisladores com dupla nacionalidade. A ordem custou ao governo sua maioria de um assento e forçou alguns legisladores - incluindo o vice-primeiro-ministro, Barnaby Joyce - a disputarem novamente uma vaga no Parlamento.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Alexander, um ex-campeão de tênis, foi capaz de se candidatar após renunciar da cidadania britânica, que herdou de seu pai. O principal partido da oposição, o Partido Trabalhista Australiano, colocou a ex-prêmie de Nova Gales do Sul, Kristina Keneally, na disputa.

Em seu colégio eleitoral de Bennelong, em Sydney, onde um em cada seis eleitores tem ascendência chinesa, Alexander desdenhou de preocupações sobre o aumento da retórica anti-China em Camberra. A votação especial aconteceu uma semana depois de o premiê ter confrontado Pequim sobre uma suposta intromissão nos assuntos políticos australianos. Isso provocou uma reação furiosa do governo chinês, que disse que as ações do premiê eram "enviesadas" contra o parceiro comercial mais importante de Camberra.

Na última terça-feira, um proeminente senador do Partido Trabalhista, Sam Dastyari, renunciou após reconhecer que havia aceitado doações milionárias de um empresário chinês com ligações com o Partido Comunista. Recentemente, o governo australiano apresentou projetos para conter a interferência estrangeira ao proibir doações políticas vindas de fora.

A vitória deste fim de semana restaura maioria conservadora e dá a Turnbull força para continuar seu governo num ano que deve ser complicado por novas eleições parciais que - a depender do resultado - podem desencadear eleições nacionais, caso o governo perca a maioria novamente. Fonte: Associated Press.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Vídeo: grave acidente mata sete torcedores que viajavam para jogo

Play

Vídeo: deputada é atingida por explosivo na cabeça durante entrevista

Play

Cadeiras arremessadas: caos marca estreia de turnê de Messi na Índia

Play

Homem pula em vão para recuperar bola e morre ao cair dez metros

x