AUTOMOBILISMO
Há 40 anos, tema da vitória da Fórmula 1 era tocado pela primeira vez
Canção não é reproduzida desde 2009, quando Barrichello venceu o GP de Monza
Por Da Redação

Há exatos 40 anos, no dia 13 de março de 1983, o 'Tema da Vitória' da Fórmula 1 foi entoado pela primeira vez na vitória de Nelson Piquet, no GP do Brasil. A melodia foi composta pelo maestro Eduardo Souto Neto, com arranjo do grupo Roupa Nova
Criada pela TV Globo, a canção marcava as transmissões brasileiras da maior categoria de automobilismo do mundo, para embalar os triunfos de pilotos do país nos GPs. Na época, a corrida do Brasil acontecia no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Interlagos só voltaria a receber a corrida a partir de 1990.
Ao todo, o tema já foi reproduzido 73 vezes na elite do automobilismo. Depois da vitória de Piquet, a música só voltaria a ser entoada em 1984.
No ano seguinte, a partir do GP dos Estados Unidos, o tema virou ainda mais sinônimo dos triunfos nacionais. Ayrton Senna empunhou a bandeira do país depois de vencer em Detroit, depois da eliminação do Brasil para a França na Copa do Mundo de 1986.
Além de marcar o fim da campanha no Mundial de futebol, o gesto de Ayrton Senna simbolizou uma 'vingança' contra a provocação dos franceses da Renault, que forneciam os motores da Lotus, equipe de Senna.
Até os dias atuais, o paulista foi quem mais ouviu a música, com 38 execuções. Em sequência aparecem Nelson Piquet e Rubens Barrichello, 11 vezes cada, e Felipe Massa, dez vezes.
No GP do Japão de 1991, a vitória de Gerhard Berger foi marcada com a música, uma vez que esta representava o tricampeonato mundial de Ayrton Senna. Na ocasião, o brasileiro liderava a curva final, quando deu passagem ao austríaco e companheiro de equipe, para que ele vencesse a prova. A segunda colocação também lhe daria o título.
O tema foi ouvido pela última vez em 2009, no GP da Itália, vencido por Rubens Barrichello. A corrida de Monza continua sendo o último triunfo brasileiro na F1 até os dias atuais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes