GUERRAS
Lula diz que 'evitar escalada' na Ucrânia e Oriente Médio é crucial
Presidente brasileiro se pronunciou em cúpula da Rússia por vídeoconferência, o petista cancelou viagem após sofrer acidente doméstico no sábado, 19
Por Da Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo nesta quarta-feira (23) a "evitar uma escalada" nos conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, que ameaçam se tornar globais, durante seu discurso na reunião de cúpula dos Brics, na Rússia.
"Evitar uma escalada e iniciar negociações de paz também é crucial no conflito entre Ucrânia e Rússia", pediu Lula de Brasília por videoconferência.
"Como disse o presidente Erdogan na Assembleia Geral da ONU, Gaza se tornou o maior cemitério de crianças e mulheres do mundo. Essa insensatez agora se alastra para Cisjordânia e para o Líbano", acrescentou o presidente.
Leia também:
>> Cerca de mil mulheres e crianças doentes serão retiradas de Gaza
>> Putin pode ser preso no Brasil se vier à reunião do G20; diz Vieira
>> “Beirute é o inferno na terra”, diz funcionário de embaixada no Líbano
"No momento em que enfrentamos duas guerras com potencial de se tornarem globais, é fundamental resgatar nossa capacidade de trabalhar juntos em prol de objetivos comuns", afirmou.
A cúpula é a reunião diplomática mais importante na Rússia desde que o presidente, Vladimir Putin, ordenou a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, o que desencadeou as sanções ocidentais e a condenação internacional.
Quase 20 líderes mundiais, entre eles os da China, Índia, Turquia e Irã, se reúnem na cidade de Kazan, no oeste da Rússia.
Lula cancelou sua viagem por recomendação médica após sofrer um acidente doméstico no sábado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes