GUERRAS
Lula diz que 'evitar escalada' na Ucrânia e Oriente Médio é crucial
Presidente brasileiro se pronunciou em cúpula da Rússia por vídeoconferência, o petista cancelou viagem após sofrer acidente doméstico no sábado, 19
Por Da Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo nesta quarta-feira (23) a "evitar uma escalada" nos conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, que ameaçam se tornar globais, durante seu discurso na reunião de cúpula dos Brics, na Rússia.
"Evitar uma escalada e iniciar negociações de paz também é crucial no conflito entre Ucrânia e Rússia", pediu Lula de Brasília por videoconferência.
"Como disse o presidente Erdogan na Assembleia Geral da ONU, Gaza se tornou o maior cemitério de crianças e mulheres do mundo. Essa insensatez agora se alastra para Cisjordânia e para o Líbano", acrescentou o presidente.
Leia também:
>> Cerca de mil mulheres e crianças doentes serão retiradas de Gaza
>> Putin pode ser preso no Brasil se vier à reunião do G20; diz Vieira
>> “Beirute é o inferno na terra”, diz funcionário de embaixada no Líbano
"No momento em que enfrentamos duas guerras com potencial de se tornarem globais, é fundamental resgatar nossa capacidade de trabalhar juntos em prol de objetivos comuns", afirmou.
A cúpula é a reunião diplomática mais importante na Rússia desde que o presidente, Vladimir Putin, ordenou a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, o que desencadeou as sanções ocidentais e a condenação internacional.
Quase 20 líderes mundiais, entre eles os da China, Índia, Turquia e Irã, se reúnem na cidade de Kazan, no oeste da Rússia.
Lula cancelou sua viagem por recomendação médica após sofrer um acidente doméstico no sábado.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes