ELEIÇÕES NA FRANÇA
Macron abre 15 pontos de vantagem sobre Le Pen na França
Segundo turno vai ser disputado no próximo domingo, 24
O presidente da França, Emmanuel Macron, ampliou a vantagem sobre a candidata de extrema direita Marine Le Pen nas eleições presidenciais da França. O segundo turno vai ser disputado no próximo domingo, 24.
De acordo com pesquisa divulgada na quinta-feira, 21, pelo Instituto Ipsos, Macron está 15 pontos à frente da rival, com 57,5% das intenções de voto frente a 42,5% de Le Pen. A margem de erro da pesquisa é de 3,3 pontos para mais ou para menos.
A vantagem de Macron foi ampliada após o debate de quarta-feira, em que o presidente foi apontado como o vencedor e depois do qual se verificou um crescimento de um ponto percentual nas intenções de voto no candidato à reeleição.
Durante o embate, Macron criticou sua rival de extrema direita pelos laços desta com o governo russo e a acusou de planejar retirar a França da União Europeia. Le Pen, por sua vez, criticou a gestão da economia pelo governo Macron.
A pesquisa apontou que 43% dos eleitores consideraram Macron mais convincente no debate, contra 24% que apontaram Le Pen como a vencedora. Outros 33% não escolheram um vencedor.
Ainda de acordo com a pesquisa, quase dois em cada três franceses (64%) acreditam numa vitória de Macron. Apenas 16% ainda acreditam numa vitória de Marine Le Pen, e 20% não sabem.
Macron também aparece à frente de Le Pen em pesquisa do Instituto Francês de Opinião Pública (Ifop) divulgada na quinta-feira. No entanto, a vantagem é um pouco menor: 55,5% contra 44,5%.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro