Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Mujica 'está bem' após radioterapia, diz médica do ex-presidente

Raquel Pannone disse que o ex-presidente "está melhorando dia a dia"

Por AFP

21/06/2024 - 17:54 h
Imagem ilustrativa da imagem Mujica 'está bem' após radioterapia, diz médica do ex-presidente
-

O ex-presidente uruguaio José Mujica "está bem" após concluir as sessões de radioterapia para tratar um câncer de esôfago diagnosticado no início de maio, informou nesta sexta-feira (21) sua médica pessoal.

A doutora Raquel Pannone disse que o ex-presidente de 89 anos, um ex-guerrilheiro que governou o Uruguai de 2010 a 2015 e continua ativo na vida política, "está melhorando dia a dia".

"Ele está bem, está se recuperando. O tratamento é muito agressivo por si só e isso causa alguns efeitos colaterais, mas ele tem suportado muito bem e está se recuperando, vocês veem que ele está em diferentes atividades", afirmou Raquel à rádio Sarandí.

Pannone disse que havia o temor de que Mujica não conseguisse suportar a radioterapia devido à idade avançada e aos quadros de vasculite e insuficiência renal que também enfrenta.

"Mas sem dúvida", destacou, "ele tem muita força, física e mental, o que permitiu que ele completasse todo o tratamento sem maiores dificuldades".

Agora resta apenas "esperar, com tranquilidade, sem ansiedade, para que ele continue se recuperando e em alguns meses, não antes, planejamos reavaliá-lo para ver as repercussões e o efeito do tratamento, que teve o objetivo de curá-lo", acrescentou Pannone.

Mujica, um ícone da esquerda dentro e fora do Uruguai, rebelou-se contra governos democráticos nas décadas de 1960 e 1970 e passou 12 anos na prisão, a maior parte durante a ditadura civil-militar (1973-1985), enfrentando condições severas.

Apesar do tratamento contra o câncer, Mujica participou em 20 de maio da marcha anual em busca da verdade e justiça pelos desaparecidos durante o regime repressivo.

Dois dias depois, ao comparecer a outro evento público, ele disse estar "cansado", mas brincou com os jornalistas sobre o assunto, fiel ao seu estilo informal e distante dos protocolos.

"Estou como um burro de padeiro, daqueles antigos que faziam entregas e paravam em todas os pontos sem ter recebido ordens", comentou jocosamente.

Esta semana, Mujica, líder do Movimento de Participação Popular que integra a coalizão de esquerda Frente Ampla, foi o orador principal no encerramento da campanha de Yamandú Orsi, sua aposta nas prévias partidárias visando as eleições presidenciais de outubro.

"Tenho que transmitir a vocês a angústia existencial de um velho lutador para que tenham uma causa, um objetivo para viver um pouco além da existência cotidiana", enfatizou o ex-presidente durante um discurso no qual defendeu a democracia e o papel do Estado no combate à pobreza, fez um chamado ao crescimento econômico e pediu "compromisso" com a salvação do planeta e da espécie humana.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

câncer de esôfago história do Uruguai José Mujica política uruguaia Radioterapia saúde de líderes políticos

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Papagaio e gato disputam "queda de braço" por causa de brinquedo

Play

O que se sabe sobre o acidente deixou 179 mortos na Coreia do Sul

Play

Autoridades confirmam 179 mortos na queda do avião na Coreia do Sul

Play

Vídeo mostra coleção de carros de luxo de ditador da Síria

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA