Naftali Bennett substitui Benjamin Netanyahu como primeiro-ministro israelense | A TARDE
Atarde > Mundo

Naftali Bennett substitui Benjamin Netanyahu como primeiro-ministro israelense

Publicado domingo, 13 de junho de 2021 às 16:11 h | Atualizado em 13/06/2021, 16:21 | Autor: Da Redação, com informações da AFP
Aliança de vários partidos derrubou Benjamin Netanyahu e formou um novo governo com Naftali Bennett | Foto: Emmanuel Dunand | AFP
Aliança de vários partidos derrubou Benjamin Netanyahu e formou um novo governo com Naftali Bennett | Foto: Emmanuel Dunand | AFP -

Naftali Bennet ganhou o voto de confiança do parlamento israelense neste domingo, 13, e se tornou primeiro-ministro, substituindo Benjamin Netanyahu após 12 anos no poder.

O direitista Bennet, apoiado por uma aliança entre esquerda e direita que inclui partidos árabes, obteve o voto favorável de 60 dos 119 deputados presentes (dos 120 da Câmara), e 59 contra, pertencentes ao Likud do chefe de Governo cessante e dos grupos de extrema direita e ultraortodoxos.

Segundo informações da AFP, milhares de pessoas estão comemorando o fim do governo de Netanyahu em Tel Aviv. Ele está sendo julgado há um ano por suspeita de corrupção e protestos pedindo sua renúncia vinham ocorrendo há meses. O último deles foi na noite de sábado, 12.

Em comunicado oficial, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou Naftali Bennett. "Parabenizo o primeiro-ministro Naftali Bennett, o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores Yair Lapid, e todos os membros do novo gabinete israelense", disse Biden.

"Estou ansioso para trabalhar com o primeiro-ministro Bennett para fortalecer todos os aspectos da estreita e duradoura relação entre nossas duas nações. Israel não tem um melhor amigo do que os Estados Unidos", finalizou o líder americano.

Publicações relacionadas