Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO

MUNDO

Neve e enchentes matam oito pessoas no Oriente Médio

Agência Estado
Por Agência Estado
| Atualizada em

Uma das piores tempestades de inverno já vistas no Oriente Médio provocou a rara aparição de neve na Jordânia e na Síria nesta quarta-feira, causou acidentes fatais no Líbano e na Cisjordânia e interrompeu as operações de diversos portos no Egito. Oito pessoas já morreram na região. Pelo menos seis das mortes ocorreram nas montanhas libanesas, que estão cobertas pela neve, informou a Cruz Vermelha do Líbano. Também nevou nas cidades da Cisjordânia e Israel, como Hebron. A cidade histórica romana de Baalbek, no Líbano, ficou coberta de neve. Nevou em Damasco, Amã e em Nicósia, no Chipre.

As autoridades do Egito fecharam diversos portos do país devido às chuvas torrenciais e aos fortes ventos que afetaram as operações do Canal de Suez nos últimos três dias. A agência estatal de notícias informou que estão fechados os portos das cidades de Alexandria e Dakhila, no norte mediterrâneo do país, enquanto outras cidades sofrem com falta de energia. A agência também noticiou que 10 pescadores estão desaparecidos após o barco em que estavam ter naufragado no Mar Mediterrâneo, perto do porto de Marsa Matrouh. A Faixa de Gaza e a cidade de Rafah, na fronteira do Egito com o território palestino, foram atingidas por enchentes.

Tudo sobre Mundo em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Na Jordânia, os refugiados sírios que fugiram da guerra civil que ocorre no país sofreram com o mau tempo. Os fortes ventos da tempestade de inverno destruíram os alojamentos e expuseram os refugiados ao frio. No campo de Zaatari, onde 50 mil pessoas estão abrigadas, alguns refugiados frustrados atacaram funcionários do local com pedras. Segundo a polícia da Jordânia, sete trabalhadores ficaram feridos. Nevou no deserto jordaniano e na capital do país, Amã.

A maior parte dos residentes de Zaatari é composta de crianças e mulheres, que fazem parte dos mais de 280 mil sírios que fugiram para a Jordânia desde que começaram os protestos contra o presidente Bashar Assad em março de 2011.

A neve se acumulou em muitas partes da Jordânia, fechando escolas, isolando motoristas e atrasando voos internacionais, segundo noticiou o meteorologista Mohammed Samawi, que definiu o cenário como "a maior tempestade a atingir o Oriente Médio em janeiro em pelo menos 30 anos". Na Síria, a neve se acumulou na capital, Damasco, assolada pela guerra civil.

Já na cidade de Ramallah, na Cisjordânia, uma autoridade palestina informou que duas mulheres se afogaram nesta quarta-feira após o carro em que estavam ter ficado preso em uma enchente. Elas abandonaram o carro e acabaram levadas pela correnteza. O motorista do carro foi hospitalizado em condição crítica.

A previsão é de que as chuvas torrenciais continuem pelos próximos três dias e as temperaturas devem permanecer baixas.

As informações são da Associated Press.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas