Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Oposição protesta, e eleição angolana é prorrogada

Reuters

Por Reuters

05/09/2008 - 22:28 h

LUANDA - A primeira eleição angolana em 16 anos terá um inesperado segundo dia de votação no sábado, 6, disse uma autoridade local. A oposição disse que o pleito está sendo caótico e deveria ser repetido.

Caetano de Sousa, diretor da Comissão Eleitoral Nacional, disse que a votação será prorrogada na província de torno de Luanda, a capital, onde houve atrasos generalizados na sexta-feira, 5.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"Todas as seções eleitorais que por problemas logísticos não tenham aberto irão funcionar em 6 de setembro", disse Sousa em entrevista coletiva.

Não está claro se isso satisfaz à Unita, maior partido da oposição, que antes se queixara da "bagunça" e exigiu a repetição do pleito.

"O sistema praticamente entrou em colapso, e temos de fazer algo para recuperá-lo", disse Isaias Samakuva, dirigente da Unita.

Dois partidos menores (PRS e PDP-ANA), que ocupam algumas cadeiras no atual Parlamento de 220 vagas, apoiaram a repetição do pleito.

Uma missão de observadores europeus também apontou desorganização na votação, em que o MPLA, no poder desde a independência (1975), é favorito. Samakuva acusou o partido governista de contar com acesso privilegiado a verbas e à mídia.

Horas antes da abertura das urnas, às 7h (3h em Brasília), longas filas já se formavam em Luanda, reduto do MPLA. Muitas seções atrasaram horas para abrir, e outras nem funcionaram. No interior, a votação foi normal e terminou no horário previsto (18h; 14h em Brasília).

As autoridades atribuíram os atrasos principalmente a problemas nas listas de eleitores.

Angola espera que sua eleição dê um exemplo para a África - especialmente depois das turbulências eleitorais de Zimbábue e Quênia neste ano - e sirva de vitrine para a recuperação que vem se dando desde o final da guerra civil, em 2002, com ajuda do dinheiro do petróleo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Fim dos tempos? Homem flagra animal conhecido como 'fantasma branco'

Play

Polícia identifica “intercâmbio” de membro do CV na Ucrânia para treinamento de guerra

Play

Presidente mexicana é assediada sexualmente na rua; veja vídeo

Play

Homem aceita ser engolido por anaconda em programa de TV; assista

x