MUNDO
Opositor de Putin, Alexei Navalny morre na prisão
Navalny cumpria uma pena de 19 anos, conforme o serviço penitenciário
Por AFP e Redação
Alexei Navalny, opositor russo e principal adversário do Kremlin, morreu nesta sexta-feira, 17, na prisão do Ártico em que cumpria uma pena de 19 anos de prisão, informou o serviço penitenciário.
"Em 16 de fevereiro de 2024, no centro penitenciário N°3, o prisioneiro Navalny A.A. passou mal após uma caminhada (...) as causas da morte estão sendo determinadas", afirmou o serviço penitenciário da região ártica de Yamal em um comunicado.
Já a representante oficial de Navalny, Kira Yarmysh, publicou nas redes sociais que a morte ainda não foi confirmada. Ela disse que o advogado está a caminho da cidade onde Navalny estava preso, e que informará quando tiver atualizações.
Navalny era um ativista político estava cumprindo uma sentença de 19 anos de prisão por "extremismo" em uma prisão no Círculo Polar Ártico.
Em 2020, Navalny foi envenenado com um agente nervoso chamado Novichok, considerado uma arma química. Na ocasião foi internado em uma UTI e ficou em coma induzido em um hospital em Berlim, na Alemanha, por um mês.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes