Presidente do Peru é agredida e tem cabelos puxados em evento; vídeo | A TARDE
Atarde > Mundo

Presidente do Peru é agredida e tem cabelos puxados em evento; vídeo

Agressão foi feita pela viúva de uma das vítimas dos protestos de 2022

Publicado domingo, 21 de janeiro de 2024 às 10:56 h | Atualizado em 21/01/2024, 11:15 | Autor: Da Redação
Caso aconteceu durante uma visita oficial à região de Ayacucho, no sul do país
Caso aconteceu durante uma visita oficial à região de Ayacucho, no sul do país -

A presidente do Peru, Dina Boluarte, foi agredida durante uma visita oficial à região de Ayacucho, no sul do país, no sábado, 20. Um vídeo registrou o momento em que ela teve os cabelos puxados pela viúva de uma das vítimas dos protestos de 2022. 

Boluarte havia participado do lançamento da primeira pedra de um projeto para melhorar e expandir o sistema de água potável e esgoto, além de obras de asfaltamento em um vilarejo na província de Huamanga, a cerca de 330 quilômetros a sudeste de Lima.

O ataque mostra o momento em que uma mulher atacou a presidente e puxou seu cabelo enquanto ela jogava doces na multidão. Ela foi afastada por seguranças. Identificada como Ruth Bárcena, ela afirmou ser viúva de Leonardo Ancco, um operador de máquinas baleado no peito durante os protestos contra Boluarte em 2022.

Veja o vídeo:

  

"Que crime eu cometi, vim pedir justiça para o meu marido", disse. "Eles mataram meu marido, vou ficar calma, dando as boas-vindas a ele", reiterou Bárcena.

Ayacucho foi um dos focos de manifestações que pediram a renúncia de Boluarte depois que ela assumiu o lugar do deposto Pedro Castillo e deixou 10 pessoas mortas em confrontos com o exército peruano.

Publicações relacionadas