Projeções mostram empate na câmara baixa italiana | A TARDE
Atarde > Mundo

Projeções mostram empate na câmara baixa italiana

Publicado segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 às 16:02 h | Atualizado em 19/11/2021, 05:16 | Autor: Agência Estado

A disputa pelas cadeiras na Câmara Baixa do Parlamento da Itália está acirrada, segundo mostram projeções feitas pelo Instituto Piepoli e a emissora estatal de televisão RAI. A coalizão de centro-esquerda liderada por Pier Luigi Bersani teria 29,1% dos votos, enquanto o grupo de centro-direita comandado por Silvio Berlusconi ficaria com 28,6% e o Movimento Cinco Estrelas, do comediante Beppe Grillo, obteria 26,3%.

A coalizão centrista do atual primeiro-ministro Mario Monti aparece com 10,8% dos votos, um pouco acima do piso de 10%, marca abaixo da qual alguns dos partidos menores do grupo poderiam ser excluídos do Parlamento.

Como o partido de Grillo compete sozinho, ou seja, não faz parte de uma coalizão, ele pode se tornar o maior da Câmara. As projeções são baseadas em uma amostra de quase 60% dos votos, colhida em todo o país.

Uma disputa tão apertada pode elevar as tensões na Itália, onde a legislação eleitoral concede um bônus de 55% das cadeiras na Câmara para a coalizão que obtém o maior número de votos. A Casa tem um total de 630 assentos. As informações são da Dow Jones.

Publicações relacionadas