VISITA INTERNACIONAL
Putin volta a Coreia do Norte nesta terça após 24 anos
Visita deixou a Casa Branca preocupada, principalmente pelo estreitamento de laços entre os países
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pela primeira vez em mais de20 anos, fará uma visita à Coreia do Norte nesta terça-feira, 18, e quarta,19, conforme confirmou os dois países, que estão sublinhando uma forte parceria desde a invasão russa na Ucrânia. As informações são da CNN.
O líder norte-coreano convidou Putin durante uma visita ao Extremo Oriente Russo em setembro do ano passado. A última vez que Putin visitou a Coreia foi em julho de 2000, há 24 anos.
A visita deixou a Casa Branca, nos Estados Unidos, preocupada, principalmente pelo estreitamento de laços entre a Rússia e a Coreia do Norte. O Departamento de Estado americano disse estar “bastante certo” que Putin procurará armas para apoiar a guerra na Ucrânia.
Segundo o conselheiro de política externa de Putin, Yuri Ushakov, a Rússia e a Coreia do Norte podem assinar um acordo de parceria que incluiria questões de segurança.
Ushakov disse que o acordo não seria dirigido contra qualquer outro país, mas “delinearia perspectivas para uma maior cooperação, e será assinado tendo em conta o que aconteceu entre os países nos últimos anos no campo da política internacional, no campo da economia, levando em conta questões de segurança.”
O ministro da Defesa russo, Andrei Belousov, o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o vice-primeiro-ministro Alexander Novak, também estão presentes.
Putin também visitará o Vietnã de 19 a 20 de junho, disse o Kremlin. Ambas as visitas eram esperadas, embora as datas não tivessem sido anunciadas anteriormente.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro