MUNDO
Rei Charles III é hospitalizado para cirurgia de próstata
Monarca fará procedimento corretivo para tratar condição comum entre homens idosos
Por AFP e Redação
O rei Charles III, de 75 anos, foi hospitalizado nesta sexta-feira em Londres para operar uma hipertrofia "benigna" da próstata, anunciou o Palácio de Buckingham em um comunicado.
"O rei deu entrada em um hospital de Londres nesta manhã para realizar o tratamento programado. Sua Majestade agradece a todos que enviaram bons votos durante a semana passada e está feliz em saber que seu diagnóstico está tendo um impacto positivo na conscientização sobre a saúde pública", indicou o Palácio.
Sintomas
O aumento da próstata, doença chamada oficialmente de hiperplasia prostática benigna (HPB), acomete cerca de 50% dos homens após os 50 anos, de acordo com estudo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Por ser uma condição benigna, a doença não está diretamente relacionada a nenhum tipo de câncer e nem aumenta o risco para o seu surgimento na próstata. Os sintomas do aumento da próstata são: dificuldade de urinar, jato urinário fraco, sensação de que a bexiga não foi esvaziada, aumento do número de idas ao banheiro durante a noite e vontade incontrolável de urinar.
Em alguns casos, o aumento da próstata pode causar presença de sangue na urina, infecção urinária de repetição, cálculos na bexiga, retenção urinária e insuficiência renal. O procedimento cirúrgico é pouco invasivo e o rei será liberado poucos dias depois.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes