Stephen Hawking recebe medalha por mérito científico | A TARDE
Atarde > Mundo

Stephen Hawking recebe medalha por mérito científico

Publicado quinta-feira, 30 de novembro de 2006 às 12:04 h | Autor: Agencia Estado

O físico Stephen Hawking recebeu nesta quinta-feira o mais antigo prêmio científico do mundo por suas contribuições à física teórica e à cosmologia, mas precisou da ajuda da agência aeroespacial americana (Nasa, por suas iniciais em inglês). A Royal Society britânica concedeu a Hawking a Medalha Copley, criada há 275 anos. O prêmio já foi concedido a figuras como Benjamin Franklin, Michael Faraday, Charles Darwin, Louis Pasteur e Albert Einstein.

O exemplar que será entregue a Hawking esteve a bordo do ônibus espacial Discovery. Durante a missão no espaço, Hawking disse que gostaria de "expressar sua gratidão" aos astronautas, pelo gesto. Stephen Hawking, de 64 anos, é o autor dos best-sellers "Uma Breve História do Tempo" e "O Universo Numa Casca de Noz", livros que tentam traduzir alguns conceitos da física moderna para uma linguagem leiga.

Hawking leciona matemática na Universidade de Cambridge.
Entre suas previsões teóricas mais famosas está a de que buracos negros, os objetos mais densos do Universo, podem evaporar lentamente, até desaparecer.

Publicações relacionadas