INUSITADO
Susto! Convidados ficam em choque ao abrir filtro de piscina de festa
Animal foi encontrado no local e precisou passar por cuidados para volta à natureza
Moradores de uma casa no Condado de El Dorado, na Califórnia, Estados Unidos, tomaram um grande susto durante uma festa com convidados. Eles perceberam que tinha algo errado com o filtro da piscina e foram investigar o motivo.
Leia mais
>> Incêndios florestais atingem interior da Bahia; saiba detalhes
>> Criatório de galos de rinha é desfeito em Porto Seguro
Acreditando que um sapo ou até uma cobra estivesse lá dentro, o que é comum acontecer, eles tiveram uma surpresa quando abriram o filtro: o que impedia o perfeito funcionamento do equipamento era um enorme falcão-de-ombros-vermelhos.
Como naquele dia a temperatura chegava a quase 43 ºC, é provável que a ave tenha ido se refrescar na piscina e, com as penas molhadas, não conseguiu mais voar, sendo, por azar, sugado pelo filtro. Os amigos, rapidamente, chamaram o resgate.
A equipe de resgate de animais Sierra Wildlife Rescue (SWR) foi acionada, e enquanto eles não chegavam, os amigos não mexeram no falcão e ainda colocaram a tampa do filtro no lugar para evitar que a ave ficasse exposta ao sol.
Em entrevista ao The Dodo, Debbie Buckles, presidente da SWR, aconselhou que, se encontrar um animal preso no filtro, não há problema em tentar libertá-lo por conta própria.
A profissional orientou a usar luvas grossas ou luvas de forno para lidar com o animal, removendo-o para um local seco até que o resgate chegue.
“Durante a remoção do falcão do filtro da piscina, [ele] não estava respondendo, estava extremamente cansado e encharcado”, disse Debbie.
Santuário
No santuário, para ajudar o falcão a se secar, a equipe contou com o auxílio de um secador. “Usando a baixa velocidade de um secador de cabelo e um toque muito suave, cada pena foi cuidadosamente separada e alisada. O falcão conseguiu se aquecer novamente e ter [suas] penas restauradas”, disse Debbie.
Após isso, ele foi alimentado, tomou antibiótico, e em poucos dias, já estava completamente recuperado, mostrando todo o esplendor de sua espécie.
Em duas semanas, o falcão estava preparado para voltar à natureza. “Enquanto o socorrista colocava as luvas e segurava o falcão em direção ao céu, [ele] sentou-se por um momento na luva, observando os arredores. Então, o falcão olhou nos olhos do socorrista como se dissesse ‘obrigado’, e então levantou voo”, disse Debbie.
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro