MUNDO
Tornado atinge o sul dos EUA e deixa ao menos seis vítimas fatais
Governadora do Arkansas declarou o estado de emergência e mobilizou a Guarda Nacional
Um violento tornado varreu, nesta sexta-feira, 31, a cidade de Little Rock, capital do estado do Arkansas, no sul dos Estados Unidos, deixando dezenas de feridos e três vítimas fatais. Outras três pessoas morreram no estado de Indiana, vítimas do fenômeno climático.
"Ocorreram danos significativos no centro de Arkansas", tuitou a governadora Sarah Huckabee Sanders, que declarou o estado de emergência e mobilizou a Guarda Nacional.
Ainda na sexta-feira, a mandatária declarou estado de emergência depois que autoridades registraram a morte de uma pessoa em Little Rock e de duas em Wynne. Em Sullivan Country, no estado de Indiana, outras três pessoas morreram. O prédio local dos Veteranos de Guerras Estrangeiras "desapareceu completamente", de acordo com o sargento Matt Ames.
"Temos uma situação muito perigosa", disse Ames, em entrevista ao jornal local.
Lara Farrar, jornalista de uma publicação econômica local, disse à AFP por telefone que estava "totalmente comovida" pela destruição perto de sua casa em Little Rock, cidade de 200.000 habitantes.
"Alguns edifícios ficaram completamente sem telhado", assinalou, ao compartilhar imagens de casas destruídas, com as paredes parcialmente derrubadas e árvores caídas.
A governadora Sanders também reportou "danos importantes" na localidade de Wynne, a leste de Little Rock.
Vídeos de jornalistas locais compartilhados nas redes sociais mostram uma grande massa negra em formato de funil rasgando o céu na tarde desta sexta-feira, 31.
Por volta das 20h50 (horário de Brasília), cerca de 90.000 pessoas ficaram sem eletricidade no Arkansas, e 45.000 no estado vizinho de Iowa, segundo o site especializado PowerOutage.us.
Os tornados, um fenômeno meteorológico tão impressionante quanto difícil de prever, são comuns nos Estados Unidos, especialmente no centro e no sul do país.
Há uma semana, um tornado arrasou o Mississipi, matou 25 pessoas e causou graves danos a propriedades. O presidente Joe Biden visitou o local na sexta-feira.
Em dezembro de 2021, cerca de 80 pessoas morreram depois de tornados que varreram o Kentucky.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes