MUNDO
Trump assina tarifa global de 10% e ignora Suprema Corte dos EUA
Nova taxa sobre importações entra em vigor quase imediatamente

O presidente Donald Trump assinou, na noite desta sexta-feira, 20, uma ordem executiva que impõe uma tarifa global de 10% sobre as importações de todos os países.
“É uma grande honra ter acabado de assinar, do Salão Oval, uma Tarifa Global de 10% para todos os países, que entrará em vigor quase imediatamente. Obrigado pela atenção a este assunto! PRESIDENTE DONALD J. TRUMP”, escreveu Trump.
A medida é um desafio direto à Suprema Corte dos Estados Unidos, que horas antes havia decidido pela ilegalidade dos aumentos tarifários do governo. Ignorando a decisão judicial, Trump utilizou a Seção 122 da legislação comercial para fundamentar o novo decreto.
Leia Também:
Acúmulo de taxas e investigações
A nova tarifa global de 10% soma-se às alíquotas normais e mantém intactas as sanções de segurança nacional (Seção 301). O republicano afirmou que o governo iniciará diversas investigações comerciais simultâneas, sinalizando um endurecimento ainda maior do protecionismo americano.
Com a vigência imediata, a decisão deve encarecer produtos em diversos setores e provocar retaliações de parceiros comerciais. A postura do governo ignora o revés no Judiciário e prioriza a agenda de fortalecimento da indústria doméstica, elevando as tensões nas relações diplomáticas e nas bolsas de valores mundiais.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




